ESMPU promove mediação cultural com estudantes da rede pública do DF

Cerca de 35 alunos do Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia participaram de atividade extracurricular sobre emergência climática e consciência ambiental
publicado: 03/10/2024 19h48 última modificação: 03/10/2024 19h48
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

Arte, cultura, diálogo e reflexão marcaram a tarde da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) nesta quinta-feira (3/10). A instituição recebeu cerca de 35 estudantes do Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia (CEM 4) para uma atividade extracurricular com abordagem na emergência climática e na promoção da consciência ambiental.

A mediação cultural foi organizada pela Coordenadoria de Projetos de Extensão, Cultura e Inovação da ESMPU (Coeci), em parceria com a Subsecretaria de Serviços Educacionais (Sused). Os alunos foram recepcionados pela servidora Jaqueline Barbosa, coordenadora da Coeci, que destacou o papel da ESMPU como instituição de fomento à produção de ensino e conhecimento e de interlocução com a sociedade por meio de atividades de extensão. “A Escola acredita que atividades artísticas e culturais são essenciais para o desenvolvimento humano e o Espaço Cultural foi pensado, justamente, para promover essas atividades e para estreitar o relacionamento da sociedade com o Ministério Público”, afirmou.

A professora de Artes Karina Alcântara destacou que a iniciativa tem impacto positivo na vida acadêmica e pessoal dos estudantes ao possibilitar o livre acesso a trabalhos artísticos que instigam o aprendizado e ajudam a desenvolver o pensamento crítico. “A pauta da emergência climática está cada dia mais em alta e, provavelmente, será abordada no ENEM ou no PAS – Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília. Então é muito interessante que os alunos tenham outra perspectiva para além da sala de aula e possam aprender sobre o tema por meio de uma atividade mais dinâmica”, completou.

Exposição fotográfica – Na primeira etapa da atividade, o grupo visitou a exposição "As enchentes do Rio Grande do Sul – 1941 x 2024". Com registros do fotógrafo Jorge Guerino Lansarin e imagens do acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, a mostra retrata as inundações que atingiram o estado gaúcho, destacando as transformações do tempo e fazendo um contraponto entre passado e presente.

Em seguida, os estudantes participaram de um bate-papo com a procuradora da República Luciana Loureiro, que explicou o que é o Ministério Público e como a instituição pode atuar diante dos impactos da emergência climática. “O direito ao meio ambiente equilibrado é um dos mais importantes para as nossas vidas e o Ministério Público tem a obrigação de implementar esse direito. Todos nós, enquanto agentes de mudança, devemos exercitar a nossa cidadania, mobilizando o MP para que continue agindo como fiscalizador da lei e como defensor dos interesses da sociedade”, reforçou.

Documentário – Além da exposição fotográfica, os alunos puderam assistir ao documentário “Abrolhos – Paraíso em perigo”, produção que explora a importância da preservação ambiental e os desafios enfrentados por um dos maiores ecossistemas marinhos do Brasil. Na sequência, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar por videochamada com um dos diretores do filme, o jornalista e documentarista Rafael Duarte.

Duarte explicou que a ideia do documentário surgiu a partir da publicação de um livro que registrava as belezas do arquipélago, mas que também permitiu identificar uma série de problemas ambientais. “O objetivo principal do filme é gerar reflexão e conversas como a que estamos tendo aqui hoje. No futuro, muitos de vocês poderão se tornar profissionais cujas decisões tomadas vão impactar diretamente a vida no planeta, por isso, acredito que seja muito importante aprender a ter consciência ambiental agora, no presente, e saber usar a voz ativa que a geração de vocês tem”, concluiu.

O estudante João Victor elogiou as atividades e chamou atenção para o papel dos jovens na questão ambiental. “Somos os mais responsáveis e devemos pensar em ações futuras para evitar a degradação do meio ambiente, já que sem a natureza a sociedade não consegue existir”, alertou.

Espaço Cultural – A ESMPU busca valorizar as atividades artística, histórica e cultural na Instituição. Dessa forma, o Espaço Cultural visa enriquecer o ambiente acadêmico, promover o diálogo com a sociedade e fomentar um ecossistema de reflexão e inovação.

Clique aqui para conferir as fotos da visita.