Notícias
ESMPU recebe 469 propostas acadêmicas para 2025
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu 469 propostas acadêmicas para o Plano de Atividades de 2025. Desse total, 417 seguiram as regras do edital de chamamento e foram apresentadas por membros e servidores do Ministério Público da União (MPU) dentro do prazo estipulado. O número de sugestões demonstra o reconhecimento, por parte do público, do compromisso da ESMPU em promover um processo acadêmico democrático, estratégico e alinhado às necessidades de capacitação dos quatro ramos.
Entre as propostas submetidas, 122 vieram do Ministério Público Federal (MPF), 64 do Ministério Público do Trabalho (MPT), 17 do Ministério Público Militar (MPM) e 11 do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Além disso, foram apresentadas propostas transversais, sendo 73 na área-fim e 130 na área-meio.
Após análise de conformidade com o edital feita por técnicos da ESMPU, as sugestões serão priorizadas e selecionadas por uma comissão formada por coordenadores de ensino (titulares e substitutos) e um membro indicado por eles, para propostas da área-fim, e por representantes das áreas de Gestão de Pessoas, para propostas da área-meio. Posteriormente, as atividades escolhidas serão submetidas ao Conselho Administrativo (Conad) da ESMPU para aprovação e publicação no portal da instituição. Ainda, em novembro, serão realizadas oficinas para elaboração dos projetos pedagógicos com os docentes contratados.
Segundo a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, o número de propostas recebidas reflete o esforço da instituição em fortalecer sua área acadêmica, um movimento que tem priorizado a reorganização e atualização de suas frentes de ensino, pesquisa e extensão. “Esse fortalecimento é parte do objetivo de garantir uma execução acadêmica mais eficiente e efetiva, com atividades que respondam às demandas estratégicas e urgentes do MPU”, destacou.
Plano de Atividades 2025 – A elaboração do planejamento acadêmico para 2025 buscou integrar e consolidar temas prioritários e urgentes, evitando a duplicidade de atividades acadêmicas entre os diferentes ramos do MPU e promovendo a formação continuada de alta qualidade. A orientação é que sejam priorizados temas que abordem novidades legislativas ou jurisprudenciais e não tenham sido contemplados em 2024. Além disso, serão favorecidas atividades que tratem, na medida do possível, de assuntos comuns aos quatro ramos, promovendo capacitações mais abrangentes e eficazes.
A expectativa é que, no mínimo, 131 atividades acadêmicas, entre presenciais e a distância, sejam disponibilizadas em 2025. Essas capacitações estarão subdivididas entre curso de aperfeiçoamento e seminário. O primeiro é voltado ao desenvolvimento e ao aprofundamento de áreas de conhecimento, habilidades, atitudes ou técnicas, com duração de, no mínimo, duas horas-aula por docente contratado. O segundo, para a interação dialógica com segmentos da sociedade, por meio de processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico e tecnológico, a partir de palestras proferidas por convidados não contratados.
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300