ESMPU recebe nova turma do MPT para o XIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento

Quatorze procuradores e procuradoras do trabalho iniciaram, nessa semana, a primeira fase do curso de formação, que vai até 2020
publicado: 21/08/2018 15h39 última modificação: 21/08/2018 16h26
Primeira fase do curso de formação vai até 31 de agosto

A Escola Superior do Ministério Público da União recebeu, nessa segunda-feira (20/08), os participantes da primeira fase do XIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores e Procuradoras do Trabalho. São quatorze integrantes da carreira do Ministério Público do Trabalho que iniciam o curso de especialização Lato Sensu Direito aplicado ao MPT, com carga horária de 402 horas.

Esta etapa do curso de formação vai até 31 de agosto. Os temas abordados nas disciplinas tratam da estrutura do MPT (ingresso, realidades das procuradorias, gestão, Conselho Superior do MPT, ferramentas digitais, entre outros), Teoria geral do Direito do Trabalho, casos práticos, operações de trabalho, questões raciais, entre outros.

Os participantes foram recebidos pela coordenadoras pedagógicas da atividade Sandra Lia Simón (subprocuradora-geral do Trabalho) e Valesca de Morais (procuradora do Trabalho). O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury; e os diretores geral e adjunto da ESMPU, João Akira e Alberto Balazeiro, também deram as boas-vindas aos discentes.

Sandra Lia desejou uma jornada de aprendizado proveitosa. “Que vocês tenham conteúdos que de fato sejam úteis para as atividades nas suas respectivas lotações”, disse. Valesca de Morais elogiou a preparação cuidadosa do conteúdo e também salientou os conhecimentos práticos da atividade. Fleury desejou um bom curso aos integrantes da carreira e afirmou que o CIV é uma oportunidade única.

O diretor-adjunto da ESMPU, Alberto Balazeiro, colocou a Escola à disposição dos participantes. Ele falou aos colegas de Ministério Público do Trabalho sobre a esperança apesar das dificuldades enfrentadas no atual cenário da Reforma Trabalhista. “O que renova na gente, cada vez que vemos uma turma ingressando, é a certeza e esperança de fazer a nossa instituição crescer e avançar”.

O diretor da ESMPU, João Akira, finalizou a mesa de abertura destacando que este é o primeiro CIV iniciado na atual gestão. Para ele, o curso é um dos períodos mais ricos da carreira do Ministério Público. “São anos que temos que nos preparar para falar sobre todos os assuntos em qualquer situação e para sermos demandados pelos cidadãos, autoridades e imprensa, é um período que temos de encontrar nossa vocação dentro da instituição”.

Nova sede – Akira informou aos presentes sobre o lançamento do edital de licitação da obra do prédio que sediará a Escola, publicado nessa segunda-feira (20). “Nós pretendemos terminar a obra ainda nesta gestão e vocês possivelmente terminarão o CIV no momento em que estaremos mudando para o novo prédio”, afirmou. O diretor ainda falou sobre o atual momento da Escola de renovação de práticas de gestão e de atividades acadêmicas, com descentralização de cursos presenciais e ampliação de atividades de extensão.

XIII CIV/MPT - A especialização tem ainda outras três fases (todas de 78 horas-aula), além da defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso, prevista para fevereiro de 2020. O objetivo da formação é desenvolver competências para o exercício com efetividade da função de membro do Ministério Público do Trabalho, proporcionando aos alunos uma visão abrangente e atualizada dos ramos do Direito mais utilizados pelos membros do MPT.

Acesse o projeto pedagógico do CIV-MPT e a programação desta 1ª fase.

Veja as fotos do evento.