ESMPU seleciona mestres e doutores para corpo de parecerista de revista científica

Atividade não gera direito a remuneração ou vantagem pecuniária, sendo considerada prestação de serviço voluntário relevante à ESMPU, com objetivo educacional e científico
publicado: 01/07/2021 18h06 última modificação: 11/10/2021 19h27

Mestre e doutores interessados em integrar o corpo de pareceristas e contribuir com a Revista da Escola Superior do Ministério Público da União (RESMPU) podem fazer o cadastro na plataforma de Publicações Científicas da instituição. O exercício da atribuição não gera direito a remuneração ou a qualquer vantagem pecuniária, sendo considerado prestação de serviço voluntário relevante à ESMPU, com objetivo educacional e científico. Confira aqui o chamamento público.

O interessado deve possuir, entre outros requisitos, título de mestre ou doutor em Direito ou área afim ou estar vinculado a programa de doutorado; vínculo com instituição de ensino superior no Brasil ou no exterior; conhecimento específico compatível com a linha editorial da RESMPU e com os padrões adotados pela Capes em suas avaliações periódicas dos programas de pós-graduação em Direito; e, de preferência, experiência como parecerista em publicações científicas classificadas pelo comitê científico da área de Direito com estrato Qualis-Periódicos superior a B2. Cada parecerista receberá uma declaração pela função acadêmica desempenhada, o que caracteriza produção técnica.

Processo de avaliação – Os trabalhos serão distribuídos de acordo com o escopo do periódico e com a temática correspondente à formação acadêmica e especialidade do parecerista, que deve possuir nível acadêmico igual ou superior ao do autor. Cada parecerista avaliará, no máximo, dois artigos por edição. Os artigos serão avaliados quanto à forma e ao conteúdo, de modo anônimo, por dois pareceristas, seguindo o processo de double-blind peer review, sistema de avaliação duplo-cego de artigos científicos. O parecer deve ser emitido no prazo de até 15 dias úteis.

Caberá ao parecerista avaliar os trabalhos cuja submissão for aceita pelo editor-chefe e recomendar aqueles que possam ser publicados, observando a pertinência e a adequação para publicação. Também será de sua responsabilidade assegurar a idoneidade do trabalho e indicar a sua aprovação ou rejeição de forma justificada, conforme produção científica compatível com a linha editorial e os parâmetros estabelecidos pela Revista, assim como apontar sugestões de correção, se necessário.

Revista ESMPU – A RESMPU destina-se à publicação de contribuições que apresentem matérias sobre temas jurídicos relevantes para o Ministério Público, com o intuito de promover o intercâmbio entre os órgãos jurídicos nacionais e estrangeiros, a produção científica nacional e internacional e o progresso da ciência, do desenvolvimento e da inovação.

Confira a íntegra do chamamento público.