ESMPU tem nova diretoria-geral

O procurador regional da República Nicolau Dino e a subprocuradora-geral do Trabalho Ivana Santos tomaram posse na tarde de hoje, 5 de julho, nos cargos de diretor-geral e de diretora-geral adjunta, respectivamente. Mandato será de dois anos.
publicado: 05/07/2010 20h06 última modificação: 31/03/2017 17h23

Foram empossados na tarde desta segunda-feira, 5 de julho, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, os membros da nova diretoria-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Em solenidade realizada na sede da instituição, o procurador regional da República Nicolau Dino e a subprocuradora-geral do Trabalho Ivana Santos assumiram os cargos de diretor-geral e de diretora-geral adjunta, respectivamente, para mandato de dois anos.

O procurador regional da República Nicolau Dino abriu seu discurso com uma citação do poema “Aqui, no labirinto”, do poeta argentino Jorge Luís Borges: “Não esperes que o rigor do teu caminho, que obstinado se bifurca noutro, e obstinado se bifurca noutro, tenha fim”. Segundo ele, os versos traduzem bem a ideia de que não há serenidade no caminho e de que é necessário aceitar os desafios. “Como servidor público, assumi este convite mais como uma convocação. As dificuldades virão, mas não serão maiores porque terei o apoio da colega Ivana neste trabalho”, completou. O novo diretor-geral falou ainda sobre o compromisso dos membros e servidores do MPU com a Constituição e sobre a necessidade de se investir em capacitação para atingir a excelência da atuação institucional. Com elogios à gestão anterior, Nicolau Dino disse esperar corresponder às expectativas depositadas na nova diretoria.

Após a leitura e a assinatura do termo de posse, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, que ocupou a direção-geral da ESMPU entre junho de 2006 e junho deste ano, fez uma breve avaliação do trabalho realizado pela equipe nos últimos quatro anos de sua gestão. “Rendo homenagem ao grupo dedicado de colegas do MPU, servidores, funcionários contratados e estagiários que deram sua contribuição para que a Escola chegasse aonde chegou”, destacou. Ele elogiou a escolha do procurador-geral da República quanto ao seu sucessor no cargo e agradeceu as oportunidades que teve ao longo de seu trabalho como diretor.

Renovação e crescimento institucional - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, finalizou a solenidade falando sobre a importância da renovação para o crescimento institucional. “A escolha da nova diretoria demonstra o quanto queremos uma instituição cada vez mais unida em seus ramos, com membros cada vez mais próximos e comprometidos nesse trabalho de construção não somente da ESMPU, mas do Ministério Público da União e do próprio MP brasileiro”, destacou. Ele fez elogios aos históricos e às condutas dos empossados e ressaltou a construção coletiva e a contribuição dos membros do Conselho Administrativo e das Coordenações de Ensino como essenciais para a eficácia do trabalho da Escola.

A cerimônia contou ainda com a presença da procuradora-geral da Justiça Militar, Cláudia Márcia Ramalho, do procurador-geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes, da procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios em exercício, Benis Queiroz Bastos, do advogado-geral da União, Luis Inácio Lucena Adams, de diversas autoridades dos quatro ramos do MPU, do Poder Judiciário, além de representantes da Universidade de Brasília, de órgãos de classe, servidores públicos e funcionários lotados na ESMPU.