Notícias

Estudantes de Brazlândia participam de mediação cultural na ESMPU

Cerca de 40 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental participaram de atividade extracurricular
publicado: 10/12/2024 18h28 última modificação: 10/12/2024 19h15
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a galeria de arte A Pilastra promoveram, nesta terça-feira (10/12), uma roda de conversa com três artistas da exposição Serendipidade e os alunos do ensino fundamental da Escola Classe Incra 6 de Brazlândia (EC 6). A exposição conta com 14 obras e fica no Espaço Cultural da ESMPU, em Brasília, até 13 de dezembro.

Na primeira etapa da atividade, cerca de 40 alunos do 4º e 5º ano participaram de um bate-papo com as artistas Likidah Ferreira, Rayza de Mina e Pamella Wyla, que compartilharam as histórias por trás do processo de produção das obras e como expressavam suas vivências por meio da arte. Em seguida, a chefe do Núcleo de Projetos de Cultura e Inovação da ESMPU (Nuci), Jaqueline Barbosa, e Likidah propuseram uma atividade artística com os estudantes. Cada um desenhou um super-herói ou heroína que gostaria de ser e pelo que lutariam.

A professora de Ciências Estela Sousa destacou a importância da iniciativa para aqueles que não possuem acesso a atividades culturais. “Essa experiência pode fazer com que eles abram horizontes e conheçam um pouco mais da cultura do Brasil, além de poderem vivenciar coisas diferentes que saem da rotina do dia a dia’’, acrescentou. 

A estudante Raquel Feitoza falou sobre a atividade extracurricular. “Estou achando legal, pois esta é a primeira vez que eu participo de uma exposição como essa. As artes são muito bonitas’’, elogiou. A estudante Mariana Almeida compartilhou como foi a sua experiência: “As histórias dos quadros são muito boas, gostei bastante deste dia, e o lanche estava saboroso”, brincou.

Em outro momento, a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Polyanna Silvares, ressaltou o papel do Ministério Público na defesa dos direitos dos cidadãos. “Nós trabalhamos para verificar se as leis estão sendo cumpridas e cobrar do governo que resolva os problemas que surgirem. O meu papel como promotora de Justiça é lutar contra a discriminação racial, dos LGBTQIA+, das mulheres, que são grupos historicamente marginalizados pela sociedade”, destacou.

Exposição Serendipidade – Serendipidade é uma mistura de acaso, sorte e criatividade, que exige a atenção e a abertura de quem observa para aproveitar o inesperado. Em celebração do Mês da Consciência Negra, a ESMPU e a galeria de arte A Pilastra apresentam a exposição Serendipidade, cujas obras trazem a ancestralidade como o fio que conecta passado e presente para revisitar legados, costumes e imaginários, enquanto esculpe os futuros possíveis.

Confira aqui as fotos.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300