Estudantes do Gama e do Paranoá visitam exposição sobre democracia

Cerca de 80 alunos de escolas públicas visitaram a mostra “Toda vez que se fura uma obra, muitas outras surgem”
publicado: 11/10/2023 17h55 última modificação: 11/10/2023 18h12
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

Uma tarde de diálogo, reflexão e arte. A Escola Superior do Ministério Púbico da União (ESMPU) recebeu estudantes de duas escolas públicas do DF para uma atividade extracurricular: a visita à exposição “Toda vez que se fura uma obra, muitas outras surgem”. Nesta quarta-feira (11/10), a instituição recebeu alunos do 8º ano do Centro de Ensino 8 do Gama. Na segunda-feira (9/10), visitaram a mostra os alunos do Ensino Médio do Centro Educacional do PAD-DF, área rural do Paranoá.

A visita foi organizada pela equipe da Coordenadoria de Educação Continuada (Coeduc) em parceria com a Assessoria de Estratégia e Inovação Institucional (Assein) da ESMPU. As professoras de Arte, Cultura e Educação Luênia Guedes e Maísa Carvalho fizeram a mediação artística da atividade, com diálogo e reflexão por meio de dinâmicas de interação dos alunos com as obras de arte.

“Essa possibilidade de trazer a escola para os espaços públicos é, realmente, um exercício de cidadania, um trabalho de micropolítica e de transformação. A própria exposição traz essa reflexão, de como podemos transformar essa dureza política que vivemos pelo afeto. Hoje, fizemos um momento para dilatar o olhar para a experiência com a arte. Às vezes, a gente olha para um quadro e não consegue perceber a sua potência, mas juntos disparamos outros olhares, de reflexão e de ressignificação”, explicou Luênia, emocionada com o resultado do encontro.

Umas das curadoras da mostra, a procuradora da República Fabiana Schneider conversou com os estudantes por videoconferência. “Sou natural de Vilhena-RO e só pude visitar uma exposição aos 20 anos. Fico feliz em saber que vocês estão tendo essa oportunidade. Quando pensamos nessa exposição sobre o 8 de janeiro, não queríamos reproduzir a violência, mas falar de democracia. E dar voz a quem, normalmente, não tem“, explicou.

Gama – A professora do CED 8 Vânia Aparecida Cunha destacou a oportunidade ofertada aos estudantes de conhecer uma exposição. Segundo ela, essa parceria de instituições públicas e escolas é muito importante, principalmente para os estudantes que muitas vezes não têm condições de conhecer esses espaços. “Eu achei a visita maravilhosa. Uma experiência nova, a possibilidade de conhecer o trabalho de grandes artistas. Eu nunca tinha ido a uma exposição”, elogiou a estudante Ana Clara Cardeal.

Paranoá – A professora do Centro Educacional do PAD-DF Isabela Formiga destacou a importância dessas iniciativas que aproximam os estudantes da rede pública da arte e da cultura. “A nossa escola fica na zona rural, a 70km de um museu, por isso é muito complicado para os alunos chegarem sozinhos a um espaço cultural, a uma exposição”. Ela avalia que o contato com uma obra de arte proporciona ao estudante um maior aprendizado, além do espaço escolar.

A estudante Letícia Soares, do 3º ano, achou as obras muito interessantes, porque mostram a história. “A que mais me chamou a atenção foi a sequência de fotos “Do mar ao rio”, de Nay Jinknss. As imagens têm duplo recorte, que mostram situações atuais e do passado. Foi algo que me marcou bastante”, completou.

Clique aqui para conferir as fotos da visita da CED 8 do Gama.
Clique aqui conferir as fotos da visita do Centro Educacional do PAD-DF do Paranoá.