Investigação criminal é tema de curso para membros do MPF, MPDFT e MPM

Objetivo é apresentar sugestões sobre formas de planejamento das investigações, metodologia e ferramentas de apoio técnico e operacional. Treinamento acontece em Brasília de 12 a 14 de agosto.
publicado: 02/07/2015 18h13 última modificação: 31/03/2017 17h19

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou o curso presencial “Investigação criminal - Turma 1”, que acontece de 12 a 14 de agosto, em Brasília. Interessados podem se inscrever até as 12h do dia 13 de julho, pelo site escola.mpu.mp.br (link “Inscrições”).

O treinamento, com duração de 16 horas, parte do reconhecimento das atribuições instrutórias do Ministério Público pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desse ato surgiu a necessidade de apresentar sugestões aos membros do parquet sobre formas de planejamento das investigações, metodologia e ferramentas de apoio técnico e operacional às investigações.

São oferecidas 25 vagas assim distribuídas: 20 vagas para membros do MPF, 3 para membros do MPDFT e 2 para membros do MPM. A seleção será mediante sorteio eletrônico e terá preferência o candidato que ainda não tenha participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU em 2015.

A Escola arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) para os inscritos lotados fora da capital federal.

Programação – O curso é dividido em quatro momentos. As aulas serão ministradas pelo procurador da República e secretário de Pesquisa e Análise da Procuradoria Geral da República (SPEA/PGR), Daniel de Resende Salgado; o chefe da Assessoria de Pesquisa da SPEA/PGR, Fausto Arantes Porto; o chefe da Assessoria de Apoio à Investigação da SPEA/PGR, Gilberto Guimarães Mendes Júnior; e o procurador da República Rodrigo Leite Prado.

O conteúdo vai abordar a epistemologia da investigação e os aspectos práticos da ação planejada; as ferramentas de pesquisa e sistemas de apoio à investigação; o apoio às investigações financeiras (Sistema de Pedidos, base de dados e demais sistemas, SIMBA, SITTEL, metodologia e casos práticos); e a metodologia de controle, coordenação e execução em grandes investigações.

Para receber o certificado o participante deve ter frequência mínima de 85% nas aulas.

Mais informações pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Veja aqui o edital completo.