Notícias
Mandado de segurança coletivo é tema de livro
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou hoje (5) a obra O mandado de segurança coletivo e a legitimidade do Ministério Público para sua impetração. Escrito pelo servidor do MPU Luis Otávio Stédile, o texto estuda a ação constitucional de mandado de segurança coletivo e examina o ordenamento jurídico para avaliar se o Ministério Público está apto a utilizar esse instrumento no cumprimento de suas funções de Estado.
O livro destaca nos dois primeiros capítulos as características fundamentais do mandado de segurança coletivo, discute as diferenças entre as ações de segurança individual e coletiva e estuda os conceitos de direitos líquidos e certos transindividuais. Na parte dedicada ao Ministério Público, examina a missão constitucional da instituição, relembrando sua atribuição de curador dos interesses sociais e sua relação com o resguardo da democracia e da ordem jurídica. A obra também apresenta a posição da doutrina e da jurisprudência em torno da possibilidade de impetração da ação coletiva de segurança pelo Ministério Público.
Ao final, o autor inclui os textos de dois projetos que podem trazer novo argumento jurídico à discussão: o Anteprojeto de Código de Processo Coletivo (Código Brasileiro de Processos Coletivos) e a Proposta de Emenda à Constituição n. 74/2007, que visa incluir expressamente o MP no rol de legitimados ativos ao mandado de segurança coletivo do art. 5º, inciso LXX, da Constituição Federal.
O livro é gratuito e está disponível somente em versão eletrônica no portal da ESMPU. Os interessados poderão fazer o download em formato PDF pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Publicações”, opção “Outras publicações”.
Clique aqui para acessar.
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300