Mostra discute o combate à discriminação

A exposição Todos Somos Um reúne 90 pinturas, esculturas e fotografias de artistas brasileiros contemporâneos. Aberta ao público, a mostra fica em cartaz de 4 de setembro a 12 de outubro. De segunda a sexta, o horário de visitação vai das 10h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
publicado: 29/08/2008 12h19 última modificação: 31/03/2017 17h25

Pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalações que discutem a discriminação, suas conseqüências e como combatê-la – essa é a idéia da mostra Todos Somos Um, em cartaz na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), de 4 de setembro a 12 de outubro. Aberta ao público, a exposição reúne 90 obras de artistas brasileiros contemporâneos, tais como Siron Franco, Rosana Paulino, Dora Longo Bahia e Sergio Niculitcheff, entre outros. O evento foi desenvolvido em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), mantenedora do Museu de Arte Brasileira, em São Paulo (SP), e celebra os dez anos da lei de criação da ESMPU e os vinte anos da Constituição Federal.

A exposição partiu do lema “É Criminoso Discriminar” e está dividida em cinco blocos. O primeiro conjunto de obras mostra o processo de construção da identidade individual e seu reflexo na identidade coletiva. O segundo bloco retrata a identidade coletiva de grupos histórica e socialmente marginalizados, com quadros e esculturas que fogem da estética considerada padrão, traduzem o cotidiano de índios, negros, homossexuais, entre outros, e incluem elementos da rua e linguagens urbanas como o grafite.

Para o terceiro e quarto blocos, foram selecionados trabalhos sobre o preconceito e a principal conseqüência da discriminação: a violência. Os visitantes poderão conferir obras que retratam a violência contra a mulher, o cotidiano de pessoas com deficiência, a exclusão de pobres, de portadores do HIV e o cotidiano de crianças moradoras de rua. No último bloco, os trabalhos celebram a solidariedade, o sincretismo, a miscigenação, mostrando as inúmeras possibilidades de convivência entre pessoas de origens diversas. A curadoria da exposição é de José Luis Hernandes Alfonso, da FAAP.

Haverá visitas guiadas para escolas do ensino fundamental e médio, com monitores selecionados pela FAAP entre estudantes universitários de artes e direito. Os monitores são pessoas ligadas a grupos historicamente discriminados (pessoas com deficiência e com Síndrome de Down, índios, afrodescendentes etc.). A idéia é que a experiência pessoal dos monitores ajude a enriquecer o debate e torne a visita à exposição ainda mais produtiva.

“O combate à discriminação é o lema dos dez anos da ESMPU. Com a exposição, pretendemos ampliar a discussão, disseminar essa mensagem e, por meio da arte, sensibilizar as pessoas quanto à importância do assunto para a sociedade brasileira”, explica Rodrigo Janot, diretor-geral da Escola.

A inauguração da mostra acontece no dia 3 de setembro, às 19h, apenas para convidados. A partir do dia 4, a exposição estará aberta ao público. Durante a semana, o horário de visitação é das 10h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, o público poderá conferir a mostra das 10h às 15h. A mostra teve custo zero para a Escola. Todas as despesas, incluindo o coquetel de inauguração, correm por conta da FAAP.

SERVIÇO:

Mostra Todos Somos Um

Quando: de 4 de setembro a 12 de outubro.

Onde: Escola Superior do Ministério Público da União (L2 Sul, quadra 603/604, lote 23).

Horário de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.

Agendamento de visitas guiadas: (61) 3322-4777.

Confira os artistas com obras expostas na mostra Todos Somos Um:

Anna Bella Geiger

Brígida Baltar