Nota de pesar: ESMPU lamenta falecimento da procuradora regional da República Márcia Noll Barboza

O velório será realizado nesta quarta-feira, 18 de outubro, das 8h às 12h, na Sala 1 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre (RS)
publicado: 17/10/2023 17h12 última modificação: 18/10/2023 10h58
Ilustração

Com enorme pesar, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lamenta o falecimento da procuradora regional da República Márcia Noll Barboza, ocorrido nesta terça-feira (17/10). Doutora em Direito, atuava desde 2017 na Procuradoria Regional da República da 1ª Região, onde foi coordenadora do Núcleo Criminal e da Central de Acordos. Foi ainda secretária executiva da Câmara Criminal do MPF (2ª CCR) e colaboradora junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Membro do Ministério Público Federal (MPF) desde 1997, Márcia Barboza desenvolveu interesse particular no combate a fraudes, criminalidade complexa e corrupção pública, bem como na promoção da modernização no serviço público e da cultura de ética e conformidade, com foco em abordagens preventivas e de detecção. Certified Fraud Examiner (CFE), de 2011 a 2015, colaborou com o Sistema das Nações Unidas como consultora em áreas como Direito Administrativo, má conduta de funcionários e reformas de modernização.

Na ESMPU, além de participar em atividades acadêmicas, a procuradora coordenou a publicação “Cem perguntas e respostas sobre improbidade administrativa”. A obra tem como objetivo incentivar o cidadão a fiscalizar os atos dos gestores públicos e a cobrar honestidade no trato com o erário. A primeira edição foi publicada em 2008 e a segunda em 2013. Clique aqui para obter a publicação.