Notícias

Novo Manual de Atuação ESMPU traz orientações sobre o funcionamento das forças-tarefas

Voltado aos membros do Ministério Público Federal, o oitavo volume da série sugere regras básicas para a utilização da força-tarefa como instrumento de investigação do crime organizado e de delitos de alta complexidade.
publicado: 25/05/2011 16h15 última modificação: 31/03/2017 17h26

O oitavo volume da Série Manuais de Atuação ESMPU é dedicado à orientação quanto ao funcionamento de forças-tarefas no âmbito do Ministério Público Federal (MPF). Intitulada Forças-tarefas: direito comparado e legislação aplicável, a obra distribuída em quatro capítulos tem como objetivo sugerir regras básicas para a utilização desse instrumento de investigação do crime organizado e de delitos de alta complexidade, bem como de atos de improbidade administrativa.

O trabalho foi elaborado por solicitação da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (5ª CCR-MPF) e desenvolvido sob a coordenação do procurador regional da República Januário Paludo. Entre os colaboradores estão membros e servidores do MPF, representantes do Judiciário e da Polícia Federal, além de promotores e procuradores norte-americanos.

O ponto de partida é a discussão dos antecedentes históricos da ideia de força-tarefa e sua legislação. Sob a ótica do direito comparado, o livro destaca os sistemas norte-americano e italiano, que utilizam de forma eficaz as forças-tarefas. O manual também lista os meios materiais e humanos necessários ao funcionamento de uma força-tarefa, de acordo com o grau de risco e a complexidade dos fatos sob investigação.

Como estudo de caso, o último capítulo traz a experiência da Força-Tarefa CC5 no caso do Banco do Estado do Paraná (Banestado), entre 2003 e 2006, apontando dificuldades, fracassos e acertos. A ideia é mostrar como a atuação conjunta entre instituições pode levar a resultados mais significativos. As 128 páginas incluem um anexo com dois anteprojetos de resolução do Conselho Superior do MPF que tratam, respectivamente, de forças-tarefas no âmbito da instituição e de sigilo processual.

Exemplares impressos da obra serão distribuídos a todos os membros do MPF e às bibliotecas das unidades do Ministério Público da União em todo o país. A versão eletrônica está disponível para download em formado PDF no portal da ESMPU, link “Publicações”, opção “Manuais de Atuação” (clique aqui).

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300