Novos membros do MPDFT iniciam Curso de Ingresso e Vitaliciamento na ESMPU

Atividade acadêmica é destinada aos 19 recém-empossados como promotores de Justiça adjuntos do MPDFT e constitui etapa obrigatório do processo de vitaliciamento
publicado: 02/06/2023 13h37 última modificação: 05/06/2023 12h13
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/MPDFT

Foto: Divulgação/MPDFT

Dezenove candidatos empossados na última quinta-feira (1º/6) como promotores de Justiça adjuntos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) começaram o Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV), nesta sexta-feira (2/6), na Escola Superior do MPU (ESMPU). A atividade acadêmica é etapa obrigatória do processo de vitaliciamento.

Essa é a terceira turma do CIV-MPDFT realizado para os aprovados no 32º concurso de membro da instituição. A atividade terá 237 horas-aula, dividida em três módulos: imersão, instrutoria sobre as promotorias de Justiça especializadas e visitas institucionais. A didática visa permitir uma visão ampliada da atuação institucional.

“Tive o privilégio de pertencer ao MPDFT no início dos anos 1980. Uma vida inteira é pouco para esquecer essa instituição. Estou chegando ao final da caminhada no Ministério Público, mas sem perder a fé. Fico aqui aplaudindo o vosso trabalho em prol da justiça. São bem-aventurados aqueles que, como nós, contribuem para distribuir a justiça e a paz”, emocionou-se o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins, ao falar com os novos membros do MPDFT.

O procurador-geral de Justiça do DF e Territórios, Georges Carlos Seigneur, ressaltou a importância do CIV para que os novos membros compreendam como funcionam o MPDFT e os campos de atuação. O corregedor-geral do MPDFT, Nelson Faraco, reforçou que o CIV é uma previsão constitucional e essencial para colocar em prática os conhecimentos teóricos, com ênfase ao estudo de casos concretos para aliar a teoria à prática.

“Vocês foram testados à exaustão e não há dúvidas de que são capacitados. O nosso objetivo é prepará-los para o exercício da profissão e incutir as ideias de eficiência, eficácia e resolutividade na atuação”, acrescentou Faraco.

A vice-procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Selma Sauerbronn, explicou que o curso foi formatado para atender às necessidades do MPDFT e para transmitir aos novos membros o que não está nos livros, mas na experiência. “O nosso objetivo é o treinamento profissional voltado para a atuação com compromisso público e idoneidade ética e moral, com foco em conhecimentos, habilidades e condutas”, completou.

CIV MPDFT – O CIV MPDFT é fruto do acordo de cooperação firmado, em maio de 2022, entre a ESMPU e o MPDFT, com validade de cinco anos. A atividade está sob a coordenação da vice-procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Selma Sauerbronn, e da analista de Direito Ana Cláudia Souza Valente.

O CIV constitui fase obrigatória do estágio probatório na carreira do Ministério Público. O objetivo é desenvolver, com excelência, as competências necessárias para o exercício da função. A capacitação oferece conhecimentos jurídicos e de natureza interdisciplinar, a fim de proporcionar uma visão abrangente e atualizada dos ramos do Direito mais aplicados no exercício das atribuições.

Confira aqui as fotos.