Novos procuradores da República iniciam segunda fase do curso de vitaliciamento 2020

Promovido pela ESMPU, em parceria com o MPF, curso é destinado a recém-ingressos na carreira em estágio probatório. Devido à crise sanitária, etapa será a distância
publicado: 26/10/2020 18h51 última modificação: 04/11/2020 15h54

Nesta segunda-feira (26/10), teve início a etapa telepresencial do Curso de Ingresso e Vitaliciamento para procuradores da República (CIV-MPF) 2020, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). O treinamento constitui fase obrigatória do estágio probatório e visa desenvolver competências, habilidades e atitudes para o exercício do cargo.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, essa segunda fase será a distância, com aulas síncronas e assíncronas. Durante a solenidade de abertura, o procurador-geral da República em exercício, Humberto Jacques, comentou que esse formato foi o possível de ser realizado dentro do contexto de crise sanitária. “Todo CIV é um espelho do Ministério Público naquele momento. É uma boa ocasião para conversarem com colegas que formam opinião e que pensam a Casa. Vocês são capazes de melhorar toda e qualquer iniciativa que o MPF já teve e estamos investindo para que façam essa instituição melhor. O futuro é de vocês, e ele começa hoje”, enfatizou.

A corregedora-geral do MPF, Elizeta Ramos, explicou a importância do curso de vitaliciamento, pois, segundo ela, proporciona a troca de informações e experiências, o conhecimento da instituição e a ampla e rica visão de como tudo funciona. “Vocês sabem mais doutrina do que a maioria de nós. Passaram num dos concursos mais difíceis do país. O curso vai fornecer instrumentos para que possam atuar de forma plena e correta, dentro dos limites e sem soberba. Desejo uma jornada proveitosa. A Corregedoria, um órgão independente, está à disposição para o que precisarem”, completou.

O diretor-geral da ESMPU, Paulo Gonet, ao dar as boas-vindas aos vitaliciandos, ressaltou que a Escola sempre estará à disposição, dentro do possível, para atender às necessidades que porventura vierem a ter. “Que o curso seja o mais produtivo possível dentro das circunstâncias difíceis que estamos passando”, acrescentou.

CIV-MPF 2020 – O CIV-MPF 2020 possui um total de 100 horas-aula. Em março deste ano foi realizada uma etapa presencial de 16 horas-aula, com apoio das procuradorias de origem. A carga horária complementar será cumprida nesta segunda etapa, de forma telepresencial, com encontros virtuais síncronos e assíncronos.

O coordenador do CIV MPF 2020, procurador da República Pablo Barreto, explicou que, assim que as medidas sanitárias permitirem, haverá um módulo presencial, não obrigatório, focado em inter-relação, estrutura do MPF e outros temas que se mostrarem necessários e relevantes. A coordenadora de ensino do MPF na ESMPU, a procuradora da República Tatiana Dornelles, endossou a necessidade desse módulo presencial para um melhor entrosamento dos novos colegas.

Por fim, o coordenador-adjunto do CIV MPF 2020, procurador da República João Paulo Lordelo, acrescentou que o “MPF é uma grande família. Tenham respeito e compreensão e se coloquem no lugar do outro”.