Ouvidor da ESMPU defende tese sobre políticas de emprego no contexto do MP brasileiro

Tese foi aprovada pela Università di Roma, onde André Spies cursou doutorado em Autonomia Privada, Empresa, Trabalho e Proteção de Direitos na Perspectiva Europeia e Internacional
publicado: 07/02/2023 14h24 última modificação: 07/02/2023 14h24
Ilustração

O subprocurador-geral do Trabalho André Luís Spies, ouvidor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), defendeu, com aprovação, nesta segunda-feira (6/2), a tese doutoral “Ativação de políticas de emprego e aumento do desempenho do Ministério Público Brasileiro – conceitos de workfare para alavancar projetos de inserção” ao Dipartamento di Scienze Giuridiche de La Sapienza, da Università di Roma.

No triênio 2019/2022, Spies cursou o doutorado em Autonomia Privada, Empresa, Trabalho e Proteção de Direitos na Perspectiva Europeia e Internacional, sob a orientação do professor Stefano Bellomo. O estudo utilizou a metodologia de revisão bibliográfica de autores espanhóis e brasileiros, incluindo a consulta de textos oficiais.

Na tese, o autor explora cenários como o da centralidade do trabalho, da judicialização crescente, da dogmática das políticas públicas e das políticas ativas sobre empregabilidade, além das novas fronteiras do papel do Ministério Público brasileiro. A partir desse panorama complexo, coteja dados de projetos do Ministério Público do Trabalho (MPT) destinados a contingentes específicos: resgatados da escravidão moderna e adolescentes sujeitos a medidas socioeducativas, propondo soluções para a alavancagem dessas iniciativas mediante complementariedade e intensidade das ações.