Notícias
Participe da roda de conversa sobre letramento antirracista e decolonialidade
O Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promovem a roda de conversa "Letramento antirracista e decolonialidade" em 5 de dezembro, às 10h, na Procuradoria Regional do Rio de Janeiro (PRRJ) com transmissão pelo canal do MPF no YouTube. O evento terá a participação da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, da subprocuradora-geral da República aposentada Deborah Duprat e da juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal, Flávia Martins de Carvalho.
A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição. Um QR Code será disponibilizado durante a transmissão para confirmar a participação e gerar o certificado. O objetivo do encontro é promover reflexões entre letramento antirracista e decolonialidade. O primeiro conceito busca desenvolver uma consciência crítica sobre o racismo e seus efeitos na sociedade; e o segundo, questionar e superar as ideias e estruturas de poder que surgiram com a colonização. Assim, o letramento antirracista é uma ferramenta para a decolonização.
Exposição – A roda de conversa é parte das atividades da exposição “Quilombo da Marambaia: do ‘ficar bom’ ao ‘ficar bem’”, em exibição no Memorial da PRRJ até 19 de dezembro. De curadoria de Fabiana Schneider, Emanuel Castro e as quilombolas Jaqueline Alves e Vania Guerra, a mostra conta a história de luta e resistência do quilombo fluminense pelo reconhecimento de seu território.
"A exposição Quilombo da Marambaia foi pródiga em permitir diálogos transversais, principalmente com estudantes de todas as idades. A roda de conversa de letramento antirracista é mais uma grande oportunidade que teremos para absorver até mesmo vocabulário esclarecido sobre o tema”, avalia a procuradora da República Fabiana Schneider.
Sobre as participantes
Lilia Moritz Schwarcz é historiadora, antropóloga, professora sênior no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e visiting professor na Universidade de Princeton (EUA). É cofundadora da editora Companhia das Letras e autora de diversos livros importantes, como “Brasil: uma biografia”, "Raça e diversidade" e "As barbas do imperador". Desde 2024, integra a Academia Brasileira de Letras.
Deborah Duprat é subprocuradora-geral da República aposentada. Foi vice-procuradora-geral da República de 2009 a 2013 e exerceu interinamente o cargo de procuradora-geral em 2009. Foi, ainda, procuradora federal dos direitos do cidadão de 2016 a 2020. Em sua carreira no MPF, notabilizou-se por sua atuação na defesa dos direitos humanos, com foco especial nas causas indígenas e de outras minorias.
Flávia Martins de Carvalho é juíza no Tribunal de Justiça de São Paulo e a primeira juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal. Sua atuação se destaca pela intersecção entre Direito e Literatura, com foco em questões de raça e gênero. Além de juíza, é escritora, pesquisadora e professora.
Serviço
Roda de conversa "Letramento antirracista e decolonialidade"
Quando: 5 de dezembro, às 10h
Local: Auditório no Memorial da PRRJ – Av. Nilo Peçanha, 31, 6º andar, Centro - Rio de Janeiro - RJ.
Transmissão: Canal do MPF no Youtube
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300