Procuradores-Chefes do MPF participam da última etapa do Programa de Desenvolvimento de Lideranças

Após quatro módulos presenciais e seis módulos a distância, os 32 procuradores-chefes participarão de sessões de “coaching”, metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades.
publicado: 09/09/2014 17h01 última modificação: 31/03/2017 17h23

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) iniciou esta semana a última etapa do Programa de Desenvolvimento de Lideranças para Procuradores-Chefes do MPF. A atividade acadêmica busca ampliar os conhecimentos dos procuradores-chefes acerca de planejamento, gestão pública e gestão estratégica e de pessoas, em função da complexidade das atividades, das exigências do cargo, dos desafios e das metas institucionais.

Após quatro módulos presenciais e seis módulos a distância, os 32 procuradores-chefes participarão de um programa de coaching, metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades.

As orientações sobre a realização do coaching foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (8), em Brasília, durante palestra ministrada pela coacher Maria Eugênia Costa. “Nossa proposta é promover um espaço para que vocês possam transmitir suas ideias. Em seguida, avaliaremos o discurso e faremos um convite à reflexão, a fim de que vocês possam encontrar respostas e resultados”, explicou.

Cada procurador-chefe terá quatro sessões de coaching, via Skype, com cerca de uma hora de duração. Os papéis do gestor, os planos de ação para tomada de decisões, a administração do tempo e o mapeamento de relacionamentos e do círculo de pessoas e de influências estarão entre os temas das sessões. “O trabalho utilizará uma abordagem tanto filosófica, voltada para a visão de mundo, quanto organizacional, com foco em resultados”, resumiu Maria Eugênia Costa.

No fim da palestra, os membros do MPF agendaram as sessões de coaching, que deverão ter, no mínimo, uma semana de intervalo entre elas para que os participantes possam cumprir as tarefas designadas pelo coacher após a discussão dos temas.

A atividade contou ainda com a participação da orientadora pedagógica do Programa de Desenvolvimento Gerencial, a subprocuradora-geral da República Mônica Nicida Garcia.

O Programa – Iniciado em outubro de 2013, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças para Procuradores-Chefes do MPF é coordenado pela ESMPU, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (Amge) do Ministério Público Federal. O objetivo é oferecer ferramentas para que os procuradores-chefes tenham mais preparo no desempenho das atividades e possam promover as mudanças necessárias com maior tranquilidade.

Os módulos presenciais da capacitação giraram em torno do tema liderança e sua relação com mudanças organizacionais, gestão, desenvolvimento de equipes, pessoas e cidadania organizacional.

As etapas a distância envolveram o estudo de tópicos como gestão estratégica, orçamento público, execução orçamentária e financeira, gestão de pessoas por competência, planejamento e governança de tecnologia da informação e Lei de Responsabilidade Fiscal.

A carga horária do programa, incluindo a etapa de coaching, é de 160 horas-aula.