Programa de História Oral entrevista ex-diretor-geral da ESMPU Carlos Henrique Lima

Caíque, como é mais conhecido, destacou a importância da Escola para pensar o Ministério Público de amanhã
publicado: 05/10/2023 15h01 última modificação: 05/10/2023 15h04
Ilustração

Primeiro diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) com dedicação exclusiva e da primeira instância, o procurador da República Carlos Henrique Martins Lima relembrou o período em que esteve à frente da instituição, entre 2014 e 2018, e destacou o papel da Escola para o futuro do MP. Assista aqui ao sexto episódio do Programa de História Oral.

“O futuro do Ministério Público é uma folha em branco. Nós podemos continuar com algum protagonismo ou podemos nos tornar desimportantes institucionalmente. O papel da Escola vai ser central para o preenchimento dessa folha no futuro. A Escola é quem recebe, acolhe e prepara as pessoas que estão entrando na instituição. É aqui que vamos plantar a semente para que no futuro possamos saber que instituição iremos ter para o Brasil”, ressaltou.

Ele relembrou os desafios enfrentados na ESMPU e a alegria de ter visto a instituição crescer. Em sua gestão, houve a criação do quadro próprio de pessoal, com a Lei n. 13.032/2014; o credenciamento do Ministério da Educação (MEC); o incremento no orçamento para a expansão das atividades acadêmicas, com o aumento no número de cursos e vagas; além da implantação do processo eletrônico de informações, dos novos portais e da automação de processos de emissão de certificados e de registro de frequência.

“Eu tive a possibilidade de passar todos os dias dentro da Escola, pensando só a Escola. Isso permitiu que pudéssemos implementar várias mudanças, em especial a tecnológica, que foi muito importante e transformadora. Nesses quatros anos, tivemos muitos avanços e acredito que deixei a Escola melhor do que quando cheguei”, acrescentou.

Programa de História Oral – Resgatar o passado para compreender o presente. Esse é um dos propósitos do Programa de História Oral da ESMPU, que busca consolidar a memória institucional e registrar a sua contribuição para a história social brasileira. A iniciativa é uma parceria entre a Divisão de Gestão da Informação e a Divisão de Desenvolvimento Científico, e traz uma série de entrevistas com integrantes do Ministério Público e da comunidade acadêmica que fizeram ou fazem parte da trajetória da instituição. Os dois primeiros episódios trazem os diretores da instituição, Alcides Martins e Manoel Jorge e Silva Neto.

Regulamentado pela Portaria ESMPU n. 108/2022, o projeto prevê a pesquisa documental e bibliográfica para contextualizar os momentos históricos do órgão, o fomento à pesquisa de temas de interesse institucional, além do intercâmbio e da integração com Ministérios Públicos que desenvolvam programas semelhantes.