Notícias

Projeto Cosmos unifica gestão orçamentária em todo MPU e na ESMPU

Webinário de lançamento realizado nesta segunda-feira (21) marca início de série de compartilhamento de softwares e de ferramentas entre as instituições
publicado: 21/03/2022 19h30 última modificação: 21/03/2022 19h30

Foi lançado na tarde desta segunda-feira (21) o Projeto Cosmos, sistema que visa promover a unificação da gestão orçamentária em todo o Ministério Público da União (MPU) – Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT), Militar (MPM), do DF e Territórios (MPDFT) – , além da Escola Superior do MPU (ESMPU). A medida tem o propósito de ampliar a eficiência administrativa e economia para a instituição. O projeto marca o início de uma série de iniciativas de compartilhamento de softwares e de ferramentas entre as instituições.

Transmitido ao vivo nos canais do MPF e do MPT, o webinário contou com a presença virtual dos procuradores-gerais dos 4 ramos e do diretor-geral da ESMPU. Ao abrir o evento, o procurador-geral da República, Augusto Aras, agradeceu ao procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, por permitir que o sistema criado em 2016 pelo MPT fosse compartilhado com os demais ramos do MPU e com a ESMPU. Na ocasião, o PGR apontou que o Sistema Cosmos fará com que a instituição tenha um orçamento melhor administrado. “Esse sistema vem em bom momento para gáudio de todo o Ministério Público da União e da Escola Superior”, afirmou.

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, ressaltou que a implementação do sistema reflete a importância da integração entre os ramos do MPU para a realização das funções institucionais em prol do bem comum e de toda a sociedade. “O projeto manifesta a adequado respeito aos princípios informadores da Administração Pública, com destaque aos princípios constitucionais da publicidade, da moralidade e da eficiência frente à necessidade de modernização do MPU inserido num mundo cada vez mais tecnológico e informatizado”, disse.

O diretor da ESMPU, Alcides Martins, elogiou o desenvolvimento do sistema por um grupo de trabalho da própria instituição. “A todos, o meu muito obrigado por unirmos forças na utilização de tecnologias em proveito da qualidade dos serviços e de sua eficiência e celeridade para melhor cumprimento de nossas atribuições”, disse.

Segundo a procuradora-geral de Justiça do MPDFT, Fabiana Costa, o Projeto Cosmos vai permitir melhor rastreabilidade e transparência no desenvolvimento das atividades da área-meio. “Para mim, este ato é a demonstração de que a instituição Ministério Público está pronta para o futuro. Apta a partilhar conhecimento em nome de uma gestão sustentável que prima pela responsabilidade com a coisa pública”, ressaltou.

Para o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, o Projeto Cosmos vai permitir ter parâmetros muito mais seguros para a tomada de decisões e equacionar problemas enfrentados pelas instituições. “Quero crer que isso venha para nos dar resultados muito mais positivos em todos os sentidos”, afirmou.

Equipe técnica – Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Contabilidade do MPF, Ionara Cruz, a implementação de um sistema unificado é importante para que gestores possam tomar decisões com base em informações qualificadas e tempestivas. “Com isso conseguirão organizar o planejamento, definir prioridades, acertar os rumos e vamos chegar ao que, nós, técnicos, chamamos de saldo zero, que é o que buscamos. Todos os cinco ramos chegarão a uma eficiência plena da execução orçamentária e financeira”, explicou.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPF, Darlan Dias, a implementação do Projeto Cosmos traz o desafio tecnológico de construir um ambiente de TI para hospedagem de sistemas com acesso remoto para os quatro ramos e a ESMPU em todo o país. “É um desafio muito interessante pois o legado disso vai além do Cosmos, uma vez que o sistema esteja funcionando, esse ambiente, essa nuvem MPU, permitirá o compartilhamento de outros sistemas”, pontuou.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPT, Erich Vinicius Schramm, ressaltou o trabalho coletivo e em sinergia feito por 24 servidores de TI e explicou que essa etapa do Projeto Cosmos envolve a criação do módulo de Planejamento, Orçamento e Finanças. “Cada procurador-geral terá em seu gabinete painéis onde poderá ser acompanhado praticamente em tempo real a execução orçamentária do MPU”, disse.

A gerente executiva do projeto, Fabíola Figueiredo, explicou que o Cosmos no MPT também possui módulos como Patrimônio, Plan-Assiste e Almoxarifado, o que mostra o potencial dessa parceria com outros ramos e a ESMPU. “Com a força de trabalho da equipe de trabalho do Cosmos do MPT mais os reforços que os ramos nos propiciaram nós vamos conseguir implementar o projeto”, afirmou.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300