Notícias

Prorrogadas as inscrições para o seminário sobre grandes casos criminais no Brasil e na Itália

Evento promovido pelo CNMP acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, em Brasília. Inscrições se estenderam até 22 de junho
publicado: 20/06/2016 13h59 última modificação: 31/03/2017 17h27

Foram prorrogadas para o dia 22 de junho (quarta-feira), as inscrições do seminário “Grandes casos criminais: experiência italiana e perspectivas no Brasil”. O evento, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, em Brasília.

Na ocasião, autoridades e convidados do Brasil e da Itália debaterão os efeitos de grandes investigações realizadas pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário brasileiros no combate à corrupção. Também serão traçadas perspectivas de futuro no sistema de justiça criminal por meio de um paralelo com a investigação “Mãos Limpas”, ocorrida na Itália nos anos 90.

As vagas são destinadas a magistrados e membros do Ministério Público brasileiro, operadores do Direito, servidores públicos, estudantes de Direito e de Comunicação e profissionais de imprensa.

As inscrições do processo seletivo serão realizadas somente pela internet. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.escola.mpu.mp.br, clicar na opção “Inscrições”. Pela participação no seminário, será emitido certificado a quem obtiver a frequência mínima de 75%.

Informações adicionais sobre o evento, como a programação e o edital de abertura de inscrições, podem ser vistas no endereço www.cnmp.mp.br/grandescasos.

Programação


A abertura do seminário será realizada no dia 27 de junho, às 17 horas, no auditório da Procuradoria Geral da República, em Brasília, pelo presidente do CNMP e procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV MPF.

Nos dias 28 e 29 de junho, os debates acontecerão no auditório do Ministério Público Militar (MPM), onde serão realizados diversos painéis, com representantes e convidados de instituições do Brasil e da Itália.

Entre outros nomes, foram convidados para os debates os conselheiros do CNMP, o procurador da República no Paraná e coordenador da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, o ex-magistrado do Ministério Público e deputado italiano, Antonio di Pietro, o diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Joaquim Falcão, o cientista político e antropólogo Luiz Eduardo Soares, o cientista político italiano Alberto Vanucci e os jornalistasFelipe Recondo (site Jota), Sérgio D'Ávila (Folha de S. Paulo) e Rocco Cotroneo (correspondente do jornal Corriere no Brasil).

Além da ESMPU, apoiam o evento as seguintes instituições: Ministério Público da União (Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do DF e Territórios), Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

* Fonte: Ascom/ CNMP

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300