Prorrogadas inscrições para Simpósio sobre persecução penal de corrupção e delitos econômicos

Podem se inscrever, até 7 de agosto, membros do MPF, MPDFT, MPM e público externo. Atividade, com 135 vagas, acontece nos dias 17 e 18 de agosto, em Brasília.
publicado: 27/07/2015 13h20 última modificação: 31/03/2017 17h28

Foram prorrogadas para até as 12 horas do dia 7 de agosto as inscrições do Simpósio “A investigação e a persecução penal da corrupção e dos delitos econômicos: uma pesquisa empírica do sistema de justiça federal”. Promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a atividade tem como objetivo descrever o papel do inquérito policial na investigação dos crimes contra a administração pública no âmbito do Departamento de Polícia Federal (DPF).

O encontro, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto, em Brasília, é voltado para membros dos Ministérios Públicos Federal (MPF), Militar (MPM) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Com duração de 12 horas-aula, ele oferece 135 vagas: 27 para membros do MPF, 10 para membros do MPDFT e 3 para membros do MPM. Para o público externo, que também pode participar, foram destinadas 95 vagas. A seleção será mediante sorteiro eletrônico. Os interessados podem se cadastrar por meio do link “Inscrições” do site https://escola.mpu.mp.br.

Está prevista a participação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na abertura do Simpósio, no dia 17 de agosto, a partir das 14 horas. Também estarão presentes o diretor-geral da ESMPU, o procurador da República Carlos Henrique Martins Lima; o procurador da República Daniel de Resende Salgado; a procuradora Regional da República Luisa Cristina Fonseca Frischeisen; e o promotor de Justiça do MPDFT Bruno Amaral Machado.

Durante os dois dias de evento ocorrerão cinco Mesas de debate. A primeira será sobre o próprio tema da atividade a investigação e a persecução penal da corrupção e dos delitos econômicos: uma pesquisa empírica do sistema de justiça federal, sob a coordenação do subprocurador-geral da República José Bonifácio Borges de Andrada. A segunda, coordenada pelo subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia, versará sobre o sistema de justiça e cidadania.

A terceira Mesa abordará o fluxo da persecução penal no sistema de justiça brasileiro, sob o comando do subprocurador-geral da República Nicolao Dino. O diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Lima, irá coordenar as duas últimas meses: uma sobre análise da utilização de habeas corpus no STJ e a última sobre os discursos dos atores do sistema de justiça federal.

Para receber certificado é preciso, no mínimo, 85% de frequência. A Escola arcará com as despesas de passagens aéreas, hospedagem, alimentação e traslado para até 27 participantes do MPF e 3 do MPM com lotação e exercício diversa da de Brasília.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Edital e programação na íntegra.