Notícias

Raquel Branquinho assume direção da ESMPU com foco em uma gestão plural e participativa

Procuradora regional da República foi designada pelo novo PGR, Paulo Gonet, com dedicação exclusiva, e pretende atuar na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão
publicado: 20/12/2023 08h50 última modificação: 20/12/2023 14h09
Foto do prédio da ESMPU, que tem a cor branca. Na fachada superior, está a logomarca da instituição, composta pela sigla ESMPU e um cata-vento estilizado nas cores amarela, azul claro, azul escuro e vermelho.

Foto do prédio da ESMPU, que tem a cor branca. Na fachada superior, está a logomarca da instituição, composta pela sigla ESMPU e um cata-vento estilizado nas cores amarela, azul claro, azul escuro e vermelho.

O novo procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, designou a procuradora regional da República Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento para exercer a função de diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com dedicação exclusiva, a partir desta quarta-feira (20/12). O ato foi oficializado pela Portaria PGR/MPU n. 278/2023, publicada na terça-feira (19/12).  

Com mais de 25 anos de Ministério Público Federal (MPF) e experiência no comando de órgãos nas áreas finalística e administrativa, Branquinho assume a direção da Escola com o compromisso de fomentar e fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão. “É uma honra assumir a direção da ESMPU, com a confiança depositada pelo novo PGR, Paulo Gonet. Tenho o firme propósito de trabalhar em um modelo de gestão transparente e participativa, na busca da excelência acadêmica em prol dos usuários dos serviços prestados pela Escola, com um olhar para projetos sociais que possam agregar valor às ações acadêmicas desenvolvidas por esta instituição de ensino”, destacou. 

Ainda segundo a nova diretora-geral, a ESMPU é um importante espaço para incentivar a produção e a disseminação do conhecimento jurídico e o diálogo entre os ramos do MPU e a sociedade. “Meu intuito é estimular a participação plural de membros, servidores e colaboradores do MPU, a fim de que a Escola fomente o conhecimento, as boas práticas e os resultados efetivos na atuação do Ministério Público em benefício da sociedade", acrescentou.                   

Minibio – Raquel Branquinho ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1997. Recentemente coordenava o Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero (GT-VPG) da Procuradoria-Geral Eleitoral do MPF e o Núcleo de Ações Penais Originárias da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1). 

Entre 2017 e 2019, foi secretária da Função Penal Originária no Supremo Tribunal Federal. Também foi procuradora-chefe da PRR1, entre 2013 e 2017; coordenadora da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) da PGR, de 2012 a 2013; membro suplente da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão no biênio 2011-2013; e coordenadora do Núcleo Criminal da Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, de 1998 a 1999.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300