Reflexão sobre aprendizados do teletrabalho encerra ciclo de palestras sobre o tema

Websérie “Gestão do teletrabalho” contou com quatro encontros para analisar e refletir liderança e trabalho durante a pandemia
publicado: 21/10/2020 17h58 última modificação: 21/10/2020 17h58
Foto: Divulgação/ESMPU

Mudança foi a palavra que permeou os quatro encontros da websérie “Gestão do teletrabalho”, promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). No último encontro, ocorrido nesta quarta-feira (21/10), os servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) Isabela Medeiros e Izaias Freitas abordaram as oportunidades de aprendizado do trabalho remoto. A palestra está disponível no canal da ESMPU no YouTube. Clique para assistir.

Mestre em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, Isabela é assessora de Qualidade de Vida no Trabalho no MPT. Para ela, boa parte dos problemas e dificuldades vivenciados no trabalho remoto existiam no presencial. Entretanto, agora estão mais destacados. “O que, de fato, há de novo?”, questionou a servidora. Ela sugeriu que os integrantes aproveitem as ferramentas disponíveis para melhorar o trabalho e retornar esse ganho para a sociedade. “O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só não muda quem morreu”, completa.

Gestão de desempenho – Isabela elogiou a Portaria n. 118/2020 da ESMPU, que estabelece o modelo de gestão das atividades com foco em resultados, e reforçou os quatro pontos que o gestor deve observar, não apenas no teletrabalho: acordar objetivos, metas, prazos, entregas, horários e ferramentas de comunicação; acompanhar, dar suporte e verificar os ajustes necessários; dar feedback; e avaliar com base nos acordos e feedbacks. “O trabalho passa a ter sentido quando conheço e entendo”, concluiu.

Por sua vez, o diretor de Gestão de Pessoas do MPT, Izaias Freitas, abordou as normas jurídicas em vigor sobre o teletrabalho e trouxe o olhar do gestor sobre o tema. “A primeira coisa que precisamos entender: teletrabalho não é direito nem dever. Apesar de a pandemia ter mudado tudo, algumas atividades são incompatíveis com essa modalidade”, explicou. Ele falou ainda sobre os objetivos do teletrabalho elencados na Resolução n. 157/2020 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), como aumentar a produtividade, atrair e motivar servidores, economizar tempo e reduzir custo.

Sobre os desafios do teletrabalho, Izaias alertou para o cuidado que se deve ter com a disponibilidade plena e deixou alguns conselhos:

• Quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade;
  • Esteja aberto para novos conhecimentos. Desaprenda velhos conceitos e aprenda novas habilidades;
  • Teletrabalho sem confiança é impossível. Faça o que é correto mesmo quando o chefe não está olhando;
  • Cuide da sua saúde física e mental;
  • Teletrabalho não é folga.