Simpósio debate ações afirmativas para a igualdade racial e compara políticas implantadas no Brasil e nos Estados Unidos

Atividade será promovida em 24 de agosto, na cidade de São Paulo (SP). ESMPU oferece 120 vagas para membros, servidores e estagiários do MPU, e público externo. As inscrições seguem até as 12h do dia 19 de agosto.
publicado: 10/08/2011 12h33 última modificação: 31/03/2017 17h22

Debater as políticas de ação afirmativa para a igualdade racial implantadas no ensino superior brasileiro, sob uma perspectiva comparada entre Brasil e Estados Unidos – esse é o objetivo do Simpósio “Ação afirmativa como instrumento de promoção da igualdade racial: aproximações e diferenças entre Brasil e Estados Unidos”. A atividade será promovida no dia 24 de agosto, em São Paulo (SP), pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com o apoio da Procuradoria da República no Estado de São Paulo.

O simpósio oferece 120 vagas, sendo 60 para membros, servidores e estagiários do MPU, e 60 para o público externo. As inscrições seguem até as 12h do dia 19 de agosto, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os candidatos serão selecionados por sorteio eletrônico. No dia de realização, caso haja vagas, os interessados poderão inscrever-se no local da atividade.

Programação – Com quatro horas de duração, a programação será distribuída em três palestras seguidas de um debate. Para tratar das ações afirmativas em perspectiva comparada, o simpósio receberá o professor de direito Kendall Thomas, diretor do Center for the Study of Law and Culture da Universidade de Columbia, Estados Unidos. Ele é um dos estudiosos da chamada critical race theory, escola do pensamento legal-acadêmico norte-americano que estuda as relações entre raça, racismo e poder. A segunda palestra será proferida pelo doutor em direito constitucional e procurador regional da República Daniel Sarmento, que discutirá a ação afirmativa étnico-racial no sistema constitucional brasileiro.

A última apresentação ficará a cargo da procuradora do Distrito Federal Roberta Kaufmann, autora da petição inicial da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ajuizada em face da política de cotas étnico-raciais da Universidade de Brasília (UnB). Ela falará sobre o “Caso UnB”, a desconstrução do mito da raça e a inconstitucionalidade das cotas raciais. No final do simpósio, haverá debate entre palestrantes e plateia, com duração de uma hora.

A ESMPU emitirá certificado a todos os presentes. Para este simpósio, não haverá custeio de qualquer despesa decorrente da participação dos inscritos. Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital completo e a programação.

Serviço

Quando: 24 de agosto de 2011, das 15h às 19h

Onde: Auditório da Procuradoria da República da 3ª Região – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.020 – Bela Vista – São Paulo (SP)

Vagas: 120 (para membros, servidores e estagiários do MPU, e público externo)