Simpósio debate ações interdisciplinares para enfrentamento da violência contra a mulher

Atividade reunirá pesquisadores da área e representantes de diversos setores para discutir práticas de combate à violência doméstica que conjugam saberes multidisciplinares. ESMPU oferece 50 vagas para membros e servidores do MPDFT.
publicado: 24/09/2013 18h39 última modificação: 31/03/2017 17h18

De 23 a 25 de outubro, em Brasília, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará o Simpósio “Diálogos interdisciplinares para enfrentamento da violência doméstica contra mulheres”. A proposta da atividade é apresentar práticas e canais hoje existentes que conjugam saberes interdisciplinares para o combate à violência contra a mulher.

O simpósio oferece 25 vagas a membros e 25 vagas a servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que poderão inscrever-se até as 12h do dia 8 de outubro, no endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico.

Programação – Com 16 horas-aula, a programação será distribuída em duas manhãs e um dia inteiro de atividades. A primeira parte do simpósio discutirá a questão dos diálogos interdisciplinares entre o MPDFT e outras instituições para o enfrentamento da violência doméstica contra mulheres e as práticas de intervenção jurídica e psicossocial das mulheres em situação de violência doméstica no Distrito Federal.

Na segunda manhã, serão apresentados os encaminhamentos sociais da mulher vítima de violência doméstica e familiar e o trabalho das equipes multidisciplinares de apoio ao sistema de justiça.

A última etapa terá, pela manhã, palestras e debates sobre grupos de responsabilização e reeducação de homens autores de violência doméstica, além de discussões sobre as dificuldades de se lidar com a questão da violência no ambiente doméstico. À tarde, estarão em foco a assistência jurídica especializada em gênero como instrumento de proteção à mulher e a questão da multidisciplinaridade como um caminho para a implementação da Lei Maria da Penha.

À frente das exposições e dos debates estarão membros e servidores do MP e do Poder Judiciário, pesquisadores, advogados, psicólogos, assistentes sociais e coordenadores de projetos de pesquisa e ações de combate à violência contra a mulher da Universidade de Brasília (UnB), do MPDFT, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, do Governo do Distrito Federal, da Defensoria Pública e da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Participantes com, no mínimo, 85% de frequência no simpósio receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia a programação completa.