Simpósio discutirá resultados de pesquisa inédita sobre investigações de crimes de corrupção

Estudo patrocinado pela ESMPU e coordenado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública será tema dos debates que terão início às 14h de amanhã (17) em Brasília
publicado: 16/08/2015 11h40 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) sediará amanhã (17) e terça-feira (18) o Simpósio “A investigação e a persecução penal da corrupção e dos delitos econômicos: uma pesquisa empírica do sistema de justiça federal”. O evento discutirá os resultados da pesquisa inédita patrocinada pela ESMPU e coordenada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que teve como foco mensurar a efetividade das investigações dos crimes de corrupção e de crimes financeiros e contra a economia.

A abertura do simpósio está marcada para as 14h desta segunda-feira (17) e contará com a presença do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Durante os dois dias de evento, a Escola receberá cinco mesas de debate. A primeira exposição abordará os resultados da pesquisa e será conduzida pelo promotor de Justiça do MPDFT Bruno Amaral Machado, coordenado-geral do estudo. O secretário de Segurança do Distrito Federal, Arthur Trindade, será o expositor da segunda mesa de debates, que terá como tema o sistema de justiça e cidadania.

O fluxo da persecução penal no sistema de justiça brasileiro será o assunto da terceira mesa, com a participação do juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima. Na quarta parte do simpósio, o procurador da República Diogo Castor de Mattos analisará a utilização de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O coordenador-geral da pesquisa sobre investigação e persecução penal da corrupção, Bruno Amaral Machado, e o promotor de Justiça do MPDFT Antônio Suxberger participam da quinta e última mesa de debates, que tratará dos discursos dos atores do sistema de justiça federal.

As mesas serão coordenadas pelos subprocuradores-gerais da República José Bonifácio Borges de Andrada, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino e pelo diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima.

Veja a programação completa.

Repercussão –
Os resultados do estudo A investigação e a persecução penal da corrupção e dos delitos econômicos: uma pesquisa empírica do sistema de justiça federal são tema de reportagem do jornal O Globo deste domingo, 16 de agosto. A matéria destaca, entre outros pontos apresentados na pesquisa, o fato de somente 27,7% das investigações de crimes de corrupção resultarem em denúncias à Justiça Federal, e as hipóteses para o baixo índice de inquéritos policiais em denúncias à justiça.

Confira: