Simpósio Internacional discute em São Luís (MA) combate à corrupção no Brasil e na França

Promovida pela ESMPU em parceria com a Escola Nacional de Magistratura da França, a atividade reúne 250 participantes, que assistirão a palestras ministradas por membros do MP e do Judiciário dos dois países. Programação segue até sexta-feira, 28 de setembro.
publicado: 26/09/2012 18h22 última modificação: 31/03/2017 17h26

Procuradores da República, promotores de justiça, representantes do Judiciário e da sociedade civil participaram da abertura do Simpósio Internacional Brasil-França sobre corrupção e improbidade administrativa: Instrumentos de prevenção e repressão, na manhã desta quarta-feira (26), em São Luís (MA). O evento reúne palestrantes de sete estados brasileiros e da França, marcando uma parceria histórica entre os dois países, na discussão acerca do combate à corrupção e à improbidade.

O simpósio é promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e pela Escola Nacional de Magistratura da França (ENM) e teve mais de 360 inscritos, superando o número esperado de participantes (250). Para o procurador da República Juraci Guimarães Júnior, responsável local pela atividade, o tema do simpósio é propício ao atual contexto brasileiro. “O país discute hoje a reforma do Código Penal e esse evento possibilita uma importante troca de experiências com a França, que pode ajudar a efetivar o combate à improbidade e corrupção”, ressaltou.

Durante a cerimônia de abertura, o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), José Leite, destacou a importância do evento no contexto dos 400 anos de São Luís, sobretudo quanto à pertinência do tema discutido. “Hoje, a improbidade no Maranhão exige forte combate por parte do Ministério Público, tanto no âmbito federal quanto estadual”, disse.

O procurador regional da República Douglas Fischer, coordenador de ensino do MPF na ESMPU e um dos palestrantes do simpósio, afirmou que a parceria com a França é histórica não apenas para o Maranhão, mas para todo o país. “Estamos em um momento ímpar de interação entre França e Brasil. Esse diálogo é necessário porque o Brasil precisa ser mais eficiente na punição e no combate à corrupção e improbidade”, afirmou.

A estudante de Direito Gyslaine Ferreira, 23, é participante do simpósio e acredita que os temas discutidos serão esclarecedores para a sociedade. “Este evento, ao abordar temas como fiscalização de contas públicas, por exemplo, vai trazer conhecimento a respeito do que podemos fazer e como devemos fiscalizar, enquanto sociedade, a administração do nosso país”.

Programação – Durante os três dias do simpósio serão realizados painéis temáticos, ministrados por membros do Ministério Público e do Judiciário do Brasil e por representantes da magistratura francesa. Entre os temas debatidos estão as técnicas de investigação e controle da improbidade administrativa, a função da sociedade no combate à corrupção, os bancos de dados abertos, os métodos de análise e inteligência e a responsabilidade do sistema financeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Maranhão