Notícias

Situação dos índios da bacia do Lago Guaíba é tema de seminário

Com a participação de agentes públicos, lideranças indígenas e antropólogos, a atividade traz programação diversificada, incluindo palestras, debates e exibição de vídeos. O seminário será realizado entre os dias 31 de março e 3 de abril.
publicado: 16/03/2009 09h15 última modificação: 31/03/2017 17h24

Acontece em Porto Alegre, entre os dias 31 de março e 3 de abril, o Seminário Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba. Promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União, pelo Ministério Público Federal, pela Prefeitura de Porto Alegre e pela Fundação Nacional do Índio (Funai), a atividade reúne especialistas de diversas áreas para discutir a situação de índios que vivem em Porto Alegre e nas regiões limítrofes.

 

A programação do seminário inclui palestras, exibição de filmes e debates com agentes públicos, antropólogos e índios. O procurador da República Marcelo Beckhausen (PR-RS), por exemplo, abordará os direitos socioculturais indígenas; enquanto a antropóloga Maria Paula Prates (UFRGS) discutirá as relações de gênero entre os mbyá-guarani.

 

As relações de trabalho dos agentes institucionais não indígenas com os índios será o tema do painel coordenado por Miriam Chagas (PRR-4). Já Francisco Rokag dos Santos discutirá a relação entre os grafismos e a cultura material dos kaingang. Tacira Gomes, da Terra da Estiva, fala sobre sua experiência como líder indígena.

 

Durante o seminário será exibido o vídeo “Mokoi Tekoá, Petey Jeguatá. Duas aldeias, uma caminhada”. De 2008 e com 63 minutos, o documentário acompanha a rotina dos índios mbya-guarani, que, sem terra para cultivar ou matas para caçar, dependem da venda de artesanato para sobreviver. Depois da exibição, os participantes do seminário poderão debater o tema com o antropólogo José Otávio de Souza (UFRGS) e com o cineasta guarani Ariel Ortega, um dos realizadores do vídeo. 

 

O seminário acontece no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1.020 – Praça da Alfândega), sempre a partir das 13h30. Os participantes serão indicados pelos realizadores do seminário e terão de fazer a inscrição na página da Escola na Internet, no link “Inscrições”, até o dia 25 de março. 

 

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300