Apresentação
Até 2024, as atividades realizadas pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) estarão sob a regência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024. Para as escolas, o documento funciona como um planejamento estratégico, orientador da oferta acadêmica e da gestão administrativa. Trata-se de uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e um requisito para a oferta de cursos pós-graduação lato sensu.
É no PDI que são estabelecidas a missão e as estratégias para atingir metas e objetivos institucionais. A intenção é de que essas metas e esses objetivos reflitam o papel do Ministério Público da União (MPU) na sociedade brasileira e estejam alinhadas com os planejamentos estratégicos dos quatro ramos (MPF, MPT, MPM e MPDFT).
O PDI 2020-2024 foi elaborado com uma metodologia participativa que envolveu toda a comunidade acadêmica. Dessa forma, a ESMPU quis que todos aqueles que dialogam com a instituição, direta ou indiretamente, ajudassem a traçar os caminhos dos próximos cinco anos.
Após ser aprovado pelo Conselho Administrativo (CONAD) da ESMPU, em 29 de novembro de 2019, o PDI 2020-2024 foi submetido ao Ministério da Educação para avaliação. E, conforme a atualização do Estatuto da ESMPU em março de 2024, suas atualizações são feitas por meio de aditamentos, aprovados pelo CONAD.
Para conhecer os aditamentos do PDI, acesse a página PDI 2020-2024.