Perguntas Poderosas

publicado 28/09/2022 14h54, última modificação 26/04/2024 14h34

Fazer perguntas inteligentes e bem colocadas pode ser uma forma poderosa para construir um ambiente favorável a respostas úteis e resultados sustentáveis, algo fundamental na gestão da inovação. Do mesmo modo, ser bem questionado pode ajudar a impulsionar a busca pelo conhecimento e a melhorar a qualidade do problema - e, consequentemente, das respostas. A proposta dessa atividade é oferecer aos discentes uma forma de pensar processos em que os resultados gerados, a partir dessas perguntas, sejam arrojados e sustentáveis. Por isso, a ideia não é dizer o que se deve fazer, mas sim, proporcionar condições para que cada um discentes possa buscar, pensar e sentir suas decisões sob uma diversidade de perspectivas, possibilitando acesso com maior clareza a crenças, medos, expectativas e vieses cognitivos que conservam comportamentos e atitudes.

Orientador pedagógico: Tatiana Jebrine
Docente único: Gino Terentim

 

O módulo 1, ministrado dia 31 de maio, tem como objetivo aumentar o nível de consciência e percepção sobre assuntos e ideias pré-concebidas.

 

módulo 2, ministrado dia 02 de junho, tem como objetivo facilitar a possibilidade de clarificar e melhor compreender seus pensamentos, necessidades, objetivos, vieses, medos, valores, atitudes e opiniões.

 

módulo 3, ministrado dia 09 de junho, tem como finalidade rever seu comportamento e buscar dentro de si, novas respostas, ampliando seu leque de opções e possibilidades de ação.

 

A parte 1 do módulo 4, ministrado dia 14 de junho, tem como foco encorajar o autorreforço, visto que perguntas poderosas estimulam as pessoas a encontrar, pelos seus próprios meios, a solução ideal para resolver um problema ou tomar uma decisão. 

 

A parte 2 do módulo 4, ministrado dia 15 de junho, tem como foco fomentar o aprendizado e a exploração, reduzindo a resistência a mudanças e desconstruindo vieses e crenças.

 

Material complementar: Perguntas poderosas

Conteúdo
PerguntasPoderosasv3.pdf by Jeann Guilherme Alves da Cunha — last modified 28/09/2022 14h53