Direito do Trabalho

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 02/05/2024 15h41

Notificação, Investigação e Prevenção de Doenças e Acidentes Relacionados ao Trabalho


Ministrada pelos docentes Cirlene Luiza Zimmermann, Luis Henrique da Costa Leão, Priscila Dibi Schvarcz,Leticia Coelho da Costa Nobre,Rodrigo Vieira Vaz, Bruno Choairy Cunha de Lima Cícero Coimbra, lançada em 2024

Gravações do curso Notificação, Investigação e Prevenção de Doenças e Acidentes Relacionados ao Trabalho  na modalidade a distância, no formato híbrido, realizado de 01 a 03 de Julho de 2025, que teve por objetivo Capacitar para atuação consistente e eficaz do MPT: 1) no combate à subnotificação de doenças e acidentes relacionados ao trabalho; 2) na extração e análise de dados necessários à instrução dos inquéritos civis sobre a temática; 3) na exigência de investigações completas de acidentes e agravos que apoiem a definição fundamentada das medidas corretivas e melhores práticas de prevenção; 4) na atuação judicial e extrajudicial em matéria de meio ambiente do trabalho e segurança e saúde no trabalho.  

Segurança no Trabalho Marítimo e Fluvial: Métodos de Investigação e Atuação

Ministrada pelos docentes Gustavo Luís Teixeira das Chagas Augusto, Grieco Sant'Anna Meirinh, Mauro Costa Cavalcante Filho, Carlos Augusto Müller, Pedro Calmon, lançada em 2025.

Gravações do curso Segurança no Trabalho Marítimo e Fluvial: Métodos de Investigação e Atuação,  na modalidade a distância, no formato híbrido, realizado de 25 a 26 de Junho de 2025, que teve por objetivo: O curso terá como objetivo a discussão e aprofundamento de conhecimento dos membros(as) do Ministério Público do Trabalho com atuação na área, trazendo subsídios para a implementação de projetos estratégicos, de forma coordenada e orientada. Pretende-se que os participantes do curso com atuação na área, tenham condições de implementar os projetos estratégicos da CONATPA com vistas à maximizar os resultados da atuação, bem como compreender e identificar as irregularidades, adaptando os documentos elaborados a cada caso concreto, com a correlação jurídica das peças que forem mais adequadas à investigação.

Mulheres negras, trabalho e direitos
Ministrada pelos docentes Elisiane Santos ,Cecília Cunha, Flávia Martins de Carvalho, Vera Lúcia Santana Araújo,  lançada em 2025

Gravações do curso Mulheres negras, trabalho e direitos,  na modalidade a distância, no formato síncrono, realizado de 26 a 27 de Junho de 2025, que teve por objetivo: Identificar na produção intelectual jurídico-literária de mulheres negras no Brasil a luta por trabalho digno, na defesa e no reconhecimento de direitos, de forma a contribuir nos espaços de atuação acadêmica, profissional e ativista, e na garantia de direitos pelo sistema de Justiça.

A atuação do MPT na Aprendizagem Profissional no Sistema Socioeducativo
Ministrada pelo docentes: Tais Arruti Lyrio Lisboa, Dulce Martini Torzecki, Thaís Borges da Silva, Ana Elisa Alves Brito Segatti, Márcio Rogério de Oliveira.

Gravações do curso A atuação do MPT na Aprendizagem Profissional no Sistema Socioeducativo, na modalidade a distância, no formato ead síncrono, realizado de 03 a 04 de junho de 2025, que teve por objetivo: Potencializar a atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) de forma eficaz na implementação da Aprendizagem Profissional no Sistema Socioeducativo, considerando as diretrizes estabelecidas pela Recomendação Conjunta n. 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), datada de 13 de agosto de 2024, bem como a Portaria MTE nº 3872, de 21 de dezembro de 2023."

Ferramentas de Mediação para os Núcleos de Autocomposição do MPU

Lançada em 2025

Gravações do curso FERRAMENTAS DE MEDIAÇÃO PARA OS NÚCLEOS DE AUTOCOMPOSIÇÃO DO MPU na modalidade a distância, no formato síncrono, realizado nos dias 27, 28 e 30 de Maio de 2025, que teve por objetivo preparar o(a) mediador(a) com técnicas e ferramentas de comunicação adequadas para a mediação transformadora. Compreender as etapas da mediação previstas no protocolo de mediação.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

 

O seminário "O trabalho em frigoríficos – 12 anos da NR-36” foi realizado em 20 e 21 de maio, na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília-DF. Promovida em parceria com o ‪@mptrabalho‬, a atividade reuniu representantes dos três Poderes, trabalhadores, sindicalistas, pesquisadores e juristas para discutir a temática.

O seminário foi dividido em sete painéis, seis no primeiro dia e um no segundo dia. Entre os temas abordados estão a atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em frigoríficos, questões sindicais, acidentes e jornada de trabalho.

Dia 1

Dia 2

Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Ministrada pelos docentes Luísa Carvalho Rodrigues, André Canuto de Figueiredo Lima, Luciana Marques Coutinho, Margaret Matos de Carvalho, Viviane Christine Martins Ferreira, Cláudia de Mendonça Braga Soares, Jailda Eulidia da Silva Pinto, lançada em 2025

Gravações do curso Enfrentamento ao Trabalho Infantil na modalidade a distância, no formato híbrido, realizado de 13 a 15 de maio de 2025, o objetivo geral do curso é aperfeiçoar a atuação do Ministério Público da União, especialmente do Ministério Público do Trabalho, no enfrentamento ao trabalho infantil, considerando o cenário atual, diante dos dados atualizados sobre a ocorrência do trabalho infantil, no Brasil, as novas formas de trabalho infantil e outros aspectos atuais, tais como proposições.

13.05.25

14.05.25 Manhã

14.05.25 Tarde

15.05.25

 

Controle de convencionalidade em matéria trabalhista

Ministrada pelos docentes Lorena Vasconcelos Porto, Renan Bernardi Kalil, Sofia Vilela de Moraes e Silva, Bruna Bonfante, Augusto Grieco Sant'Anna Meirinho, Rodrigo Octávio de Godoy Assis Mesquita, lançada em 2025

Gravações do curso Controle de convencionalidade em matéria trabalhista na modalidade a distância, no formato síncrono, realizado de 01 a 03 de abril de 2025, ao final da capacitação, os participantes estarão aptos a utilizar o controle de convencionalidade na sua atuação diária para concretizarem a obrigação de garantia dos direitos humanos trabalhistas no âmbito interno, por meio da verificação da conformidade das normas e práticas nacionais com o Direito Internacional dos Direitos Humanos, assim como no âmbito internacional, quando houver a necessidade de acessar o sistema interamericano de proteção aos direitos humanos.

01.04.25

02.04.25

03.04.25

Atuação estratégica no combate à violência de gênero no mundo do trabalho

Ministrada pelo docentes: Adriane Reis de Araújo, Vanessa Martini,   Fernanda Bersanetti Barbieri ,Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes. Gravações do curso Atuação estratégica no combate à violência de gênero no mundo do trabalho na modalidade a distância, no formato síncrono, realizado de 12 a  13 de Maio de 2025, que teve por objetivo: Fundamentado nos estudos de gênero e novos instrumentos legais, o curso pretende fortalecer o combate à violência no trabalho. Recentemente, tornou-se obrigatória a adoção de protocolos de ação, códigos de conduta, canais de denúncias, capacitações de pessoal e cotas de emprego para mulheres vítimas de violência nas empresas contratadas do poder público. A aplicação dos novos instrumentos impacta a atuação do MPU nos planos investigativo e promocional e permite novas abordagens em temas de discriminação, desigualdade e violência de gênero no trabalho, inclusive no âmbito da administração pública.

Aula 01 

Aula 02

Trata-se de curso com a finalidade de buscar opiniões e posicionamentos jurídicos sobre mercado de carbono e sua relação com povos e comunidades tradicionais, diante de evidências científicas e casos práticos em nível nacional e internacional. Além disso, objetiva-se debater a respeito de bioeconomia e etnodesenvolvimentismo, à luz da noção de desenvolvimento sustentável.