Direito Penal e Processo Penal

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Objetivo do curso: Discussões dogmática e de boas práticas sobre modelos negociais de acordos de não persecução penal e utilização de aportes (princípios e valores) de justiça restaurativa

Orientador Pedagógico: Daniel de Resende Salgado

Docentes: Vitor Cunha, Aldo Campos Costa, Marcelo Salmasso, Andrey Borges de Mendonça, Carla Rodrigues de Souza, Monique Cheker, Thales Messias Pires, Francisco Dirceu Barros, Edgar Braz Mendes Nunes, Rafael Rayol, Daniel Salgado, Isac Barcelos

 Aula 1 - NOÇÕES GERAIS SOBRE JUSTIÇA NEGOCIAL

Aula 2 - PRINCIPAIS QUESTÕES SOBRE O ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO

 

Aula 3 - JUSTIÇA RESTAURATIVA

 

Aula 4 - “OUTRAS QUESTÕES SOBRE ANPP”.

 

Aula 5 - “OUTRAS QUESTÕES SOBRE ANPP E INTERSEÇÃO COM A JUSTIÇA RESTAURATIVA”.

 

 Aula 6 - “BOAS PRÁTICAS – ESTRUTURANDO OS ACORDOS NO MINISTÉRIO PÚBLICO”. 

 

Aula 7 - “BOAS PRÁTICAS – ESTRUTURANDO OS ACORDOS NO MINISTÉRIO PÚBLICO”

 

Aula 8 - “BOAS PRÁTICAS – ESTRUTURANDO OS ACORDOS NO MINISTÉRIO PÚBLICO”.

 

Objetivo do curso: Proporcionar aos membros e aos servidores do MPF, MPDFT e MPM que trabalham com a matéria criminal um melhor conhecimento teórico e prático sobre a colaboração premiada, em razão do aumento considerável da utilização do instituto na persecução penal.

Docentes: Galtiênio da Cruz Paulino, Dimas Antônio Gonçalves Fagundes Reis, Victor Garcia, Vinicius Gomes de Vasconcellos e Monica Sifuentes

 

Aula 1 -   

Aula 2 - 

 

 

Aula 3 - 

 

Curso realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União.

Objetivo da atividade: Conscientizar Procuradores do Trabalho e demais profissionais participantes acerca da necessidade/importância do enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes

 

Docente: Joyce Coelho Viana, Angelita Maria Ferreira Machado Rios e Maria Antonieta Melo Cavalcante

Aula 1, Parte 1

 

Aula 1,  Parte 2

  

 Aula 2 

 

 

Aula 3 -

 

Para discutir a política criminal de combate às drogas, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, no dia 5 de abril, o webinar "Criminalização x Descriminalização das Drogas". Os debates foram conduzidos pelos procuradores da República Lucas de Morais Gualtieri, coordenador do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF/MG, e Felipe Augusto de Barros Carvalho Pinto, membro fundador do grupo “Repensando a guerra às drogas”. O orientador pedagógico foi o procurador da República Marcelo Malheiros Cerqueira.

 

 

O webinar “O combate ao crime organizado por grupos especializados”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) no dia 12 de maio, discutiu a importância da organização, estruturação e efetivo funcionamento de estruturas permanentes no Ministério Público Federal (MPF) para o enfrentamento desse fenômeno no Ministério Público Federal (MPF), além de propor uma reflexão sobre os diversos modelos existentes, no Brasil e no exterior.

Os debatedores convidados foram os procuradores da República Tiago Misael de Jesus Martins e Henrique de Sá Valadão Lopes e o promotor de Justiça Octavio Paulo Neto.

O orientador pedagógico da atividade foi o procurador da República e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPF em Minas Gerais (Gaeco-MPF/MG) Lucas de Morais Gualtieri.

 

Objetivo do curso: Desenvolver conhecimentos, habilidades e estratégias para a intervenção dos membros do Ministério Público no combate aos crimes cometidos por meios eletrônicos. 

Docente: Fernanda Teixeira Souza Domingo 

Videoaula 1:

 

Texto Complementar 1

Videoaula 2:

 

Texto Complementar 2

Videoaula 3:

 

Texto Complementar 3

Videoaula 4:

 

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA CIBERNÉTICA

Curso de Aperfeiçoamento Cooperação Internacional em matéria cibernética, realizado de 07 a 17 de dezembro de 2020 pela Escola Superior do Ministério Público da União.


Objetivo: Capacitar procuradores a respeito do uso dos instrumentos disponíveis para a cooperação internacional em matéria de enfrentamento à criminalidade cibernética e obtenção de prova digital, com especial ênfase no marco normativo oferecido pela Convenção de Budapeste (2001) e por meio do Acordo de Cooperação Interinstitucional da Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos – AIAMP (2018), entre outros.


Docentes:
Marcelo Ribeiro de Oliveira
Anamara Osório Silva
Fernanda Teixeira Souza Domingos
Neide Mara Cavalcanti Cardoso de Oliveira

Convidados:
Antonio Segovia (CHILE)
Pedro Verdelho (PORTUGAL)
Rosa Ana Morán (Espanha)
Carlos Tadeo Acosta (FMI)

VIDEOAULA 1:

 

VIDEOAULA 2:

 

 VIDEOAULA 3:

 

Curso de Aperfeiçoamento Criptoativos e Blockchain para o MPU, realizado de 07 a 11 de dezembro de 2020 pela Escola Superior do Ministério Público da União.


Objetivo: Ao final do treinamento, os participantes deverão ser capazes de lidar com situações práticas que envolvem criptoativos e blockchain sem a barreira do desconhecimento tecnológico, tais como pirâmides financeiras, busca, apreensão, penhora, depósito e alienação de criptoativos.

Docente: Alexandre Senra

VIDEOAULA 1:

 

Texto Complementar 1

VIDEOAULA 2:

 

Texto Complementar 2

VIDEOAULA 3:

 

Texto Complementar 3

VIDEOAULA 4:

 

Texto Complementar 4

Referências Bibliográficas

O secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, o professor Carlos Vinícius Ribeiro, conversa com o professor e desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Ney de Barros Bello Filho sobre aspectos e impasses do Direito Penal e Processual Penal brasileiros durante a pandemia.

Seminário "O papel do MPT no enfrentamento ao tráfico de pessoas: técnicas de atuação" realizado em  6 de novembro de 2020 pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Expositores: procuradores do Trabalho Tatiana Leal Bivar Simonetti, Augusto Grieco Sant'anna Meirinho, Alzira Melo Costa, Marina Rocha Pimenta, Alline Pedrosa Oishi, Cristiane Maria Sbalqueiro e Ulisses Dias de Carvalho.

Mediadora: procuradora do Trabalho Lys Sobral Cardoso