Educação, Cultura e Sociedade

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

 O webinário "Trabalho doméstico: exploração e violação de direitos" foi realizado virtualmente em 28, 29 e 30 de abril e transmitido ao vivo no canal da ESMPU no YouTube. A atividade buscou discutir a problemática que envolve o trabalho doméstico, como as dificuldades e os desafios para a garantia de direitos e o enfrentamento de situações de exploração, abuso, maus-tratos, assédio, violência sexual, tráfico, trabalho em situação análoga à de escravo e cárcere privado.

Dia 1

Dia 2

Dia 3

O Seminário "Ministério Público e promoção da cultura: responsabilidades e possibilidades dos espaços institucionais" foi realizado em 13 de março, no auditório da Escola Superior do MPU, em Brasília-DF. A atividade teve como objetivo despertar a reflexão sobre a importância dos espaços de cultura para que sejam efetivamente frequentados e alinhados com a atuação institucional. O evento marcou a abertura da exposição "Raízes – reflexos da natureza", que reúne as obras dos renomados artistas plásticos brasileiros Antônio Poteiro, Inimá de Paula, Aldemir Martins, Dona Tereza, Carlos Bracher e Tania de Maya Pedrosa. Na ocasião, a ESMPU recebeu cerca de 40 alunos do Centro de Ensino Médio 1, de Brazlândia-DF, que prestigiaram a abertura da mostra e participaram do bloco matutino do seminário. O encerramento do seminário contou com a apresentação do grupo "Fuá de Seu Estrelo", que mistura sotaques, instiga mistérios e revela uma tradição brasiliense, candanga e cerratense. Participaram como painelistas da atividade especialistas, membros do Ministério Público e de instituições públicas, professores e e representantes da cena artística e cultural do DF.

 

Os desafios na defesa dos direitos dos indígenas isolados e de recente contato
Ministrada pelos docentes Elias dos Santos Bigio, Lucas Alberton, Fábio Ribeiro, Beto Marubo e Adonias Djeoromitxi, lançada em 2024

Gravações do curso Os desafios na defesa dos direitos dos indígenas isolados e de recente contato na modalidade a distância, no formato híbrido, realizado de 08 de Agosto de 2024, que teve por objetivo proporcionar aprendizagem sobre o contexto histórico e sobre os atuais desafios e complexidades para a defesa dos direitos dos povos em isolamento e de recente contato. 

Manhã

 

Tarde

O seminário “A Construção Democrática do Plano Diretor de Ordenamento Territorial” foi realizado em 16 e 17 de outubro, no auditório da Escola Superior do MPU, em Brasília-DF. A atividade buscou fomentar a participação da sociedade no processo de elaboração, implementação e fiscalização dos planos diretores, com ênfase na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT/DF), atualmente em revisão. 

 

DIA 1

 

DIA 2

"Garantia da inclusão e acessibilidade no trabalho" faz parte do programa formativo de Inclusão com Acessibilidade no Trabalho e tem como objetivo conhecer a temática da inclusão de pessoas com deficiência ou reabilitadas no trabalho, com exposição e discussão de conteúdos de dimensão teórica e pragmática, visando ao aperfeiçoamento da prática profissional dos participantes. 

INTRODUÇÃO AO TEMA DA INCLUSÃO NO TRABALHO

Educação: direito, inclusão e afeto

 

Tecnologia, Inclusão & Futuro

 

Nada sobre nós, sem nós

 

A realidade da autonomia

 

A adequação é do trabalho ao trabalhador/a.

 

A deficiência está na sociedade

 

O destaque é para a eficiência

 

Comunicação, interpretação e inclusão

 

A DEFICIÊNCIA: CONCEITO EM EVOLUÇÃO

História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil

Parte 1/5

Parte 2/5

Parte 3/5

Parte 4/5

Parte 5/5

 

FISCALIZAÇÃO DA LEI DE COTAS

Aula1

 

Aula2

 

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E EMPREGO APOIADO

Vídeo da APAE

 

AMEAÇAS, PERSPECTIVAS, DESAFIOS E ESTRATÉGIA

"Episódio 5 - Todas as Vantagens do viver sem limites"

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva.

  • Curso assíncrono de livre certificação, que tem por objetivo descrever e analisar o cenário atual de responsabilização penal juvenil brasileiro, a partir da compreensão histórica dos modelos de atendimento para possibilitar mudanças nas práticas no âmbito ministerial com o objetivo de melhoria do atendimento ao adolescente infrator. 
Aula 1 – Histórico normativo Internacional da responsabilização penal juvenil

 

Aula 2 – Histórico normativo nacional da responsabilização penal juvenil e os modelos de responsabilização

 

Aula 3 – Paradigma da Situação Irregular

 

Aula 4 – Paradigma da Proteção Integral

 

Aula 5 – As medidas socioeducativas Estudos de casos exemplificativos

 

Aula 6 – Atuação do Ministério Público no âmbito da responsabilização penal juvenil – Processo de Conhecimento

 

Aula 7 – Atuação do Ministério Público no âmbito da responsabilização penal juvenil – Processo de Execução

 

Aula 8 – O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE Reflexões de novas práticas e vazios normativos

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva.

O curso é autoinstrucional, portanto não conta com acompanhamento de tutor.
O conteúdo foi organizado em 8 (oito) videoaulas e 1 (um) questionário avaliativo.
O certificado poderá ser acessado pelo discente que obtiver percentual de 60% de aproveitamento na avaliação.

Carga horária: 11h

Docência
Alexandre Gomes
Conteudista
Alexandre Gomes

 Aula 1

 

Aula 2

 

Aula 3

 

Aula 4

 

Aula 5

 

Aula 6

 

Aula 7

 

Aula 8

Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva.

Segurança da Informação na Prática
A presente atividade educacional visa atender ao disposto na Política Nacional de Segurança da Informação - Decreto 9.637/2018, conforme o Art. 3º, Inciso VII, que estabelece como um de seus Princípios a educação como alicerce fundamental para o fomento da cultura em segurança da informação; e o Art. 4º, Inciso V, que estabelece com um de seus Objetivos o de fortalecer a cultura da segurança da informação na sociedade.
Docente Sylvio José Coelho de Souza, ministrada nos dias 1º a 30 de agosto de 2024.

 

Segurança da Informação Aula1

 

Segurança da Informação Aula2

 

Segurança da Informação Aula3

 

Segurança da Informação Aula4

 

Segurança da Informação Aula5

 

Segurança da Informação Aula6.1

 

Segurança da Informação Aula6.2

 

Segurança da Informação Aula7

O seminário "Um olhar sobre o patrimônio cultural afro-brasileiro​" foi realizado no dia 28 de agosto de 2024, no auditório da Escola Superior do MPU, em Brasília-DF. A atividade buscou discutir e apresentar as contribuições do povo negro ao patrimônio cultural brasileiro, bem como os aspectos jurídicos de preservação de sua história Os palestrantes convidados foram o procurador da República Jaime Mitropoulos; a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Inês Virgínia Prado Soares; o professor do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Gilson Rambelli e o procurador federal da AGU Paulo Fernando Soares Pereira. A orientadora pedagógica da atividade foi a procuradora regional da República Lívia Tinôco.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, no dia 13 de agosto, a segunda edição do projeto Ponto & ContraPonto. O encontro virtual, voltado para membros e servidores do MPU e do Conselho Nacional do MP (CNMP), além do público externo, debateu questões acerca da autonomia negocial coletiva e o Tema 1046. Para discutir o tema, foram convidados o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Martins Silva Filho e o professor de Direito e de Processo do Trabalho Raimundo Simão de Melo. O orientador pedagógico e mediador da atividade foi o diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto.