Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarO curso "Inovação no Setor Público: engajamento, liderança e segurança psicológica", ministrada pelo atuante na Assessoria de Desenvolvimento da Estratégia da PGR Diego Oliveira de Souza e pela Mestre em Física Wanessa Sarzedas Marques, visa desenvolver nos membros e servidores conhecimentos e habilidades focadas no engajamento, na liderança e segurança psicológica aplicáveis no contexto de produção de inovação no setor público.
Orientador Pedagógico: Diego Oliveira de Souza
AULA 1 (22/11)
Objetivo: compreender os elementos essenciais para promover o engajamento em iniciativas de inovação.
AULA 2 (23/11)
Objetivo: conhecer as distintas maneiras de superar barreiras à inovação diante do papel da liderança.
AULA 3 (24/11)
Objetivo: compreender a segurança psicológica no ambiente de inovação pública por meio de novas formas de expressão, interação, aprendizagem e pertencimento.
O curso "Liderança Facilitadora: atuar junto para obter melhores resultados", ministrada pela Facilitadora na Enap Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira, visa capacitar membros e servidores do MPU para que sejam facilitadores. Como também, que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
Orientadora Pedagógica: Raquel Vidal Costa
AULA 1 (07/11)
Objetivo: identificar vieses comportamentais que permeiam as relações humanas.
AULA 2 (09/11)
Objetivo: conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto e com bases científicas.
AULA 3 (14/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação com foco nas demandas de Liderança e gestão de equipes.
AULA 4 (21/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de comunicação assertiva por meio de pedidos e necessidades.
Aula 5 (23/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.
AULA 6 (28/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.
O curso "Design Thinking Aplicado: como inovar no MP", ministrada pela Mestra em Design Transdisciplinar Laura Dusi, visa aprender, através da prática, sobre o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções; Identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia.
Orientadora pedagógica: Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (02/10) - "O que é design thinking?"
Objetivo: identificar os valores e pilares do design thinking e como eles podem ser aplicáveis no setor público.
AULA 2 (04/10) - "Razões pelas quais a pesquisa etnográfica é relevante para o design, foco no ser humano, apresentação do desafio, entendimento do projeto, divisão dos grupos"
Objetivo: praticar introdutoriamente as etapas do primeiro diamante. Identificar a importância de focar no problema.
AULA 3 (09/10) - "Criação de guia de pesquisa, teste do canvas de anotações e treinamento em técnicas de entrevista em aula"
Objetivo: planejar e preparar para a pesquisa de campo.
AULA 4 (11/10) - "Análise de dados coletados na pesquisa qualitativa, mapa de empatia, redefinição do desafio"
Objetivo: finalizar as aplicações do primeiro diamante e desenho do ponto de vista do projeto
AULA 5 (16/10) - "Criatividade, regras do brainstorming, pensamento lateral, ideação"
Objetivo: praticar introdutoriamente as etapas do segundo diamante e aplicações para ideações colaborativas com foco na solução.
AULA 6 (18/10) - "Prototipagem, teste rápido, aceleração da inovação"
Objetivo: finalizar as aplicações do segundo diamante; conhecer técnicas de prototipagem e teste; entregar e apresentar o projeto final.
AULA 7 (23/10) - "Revisão das etapas e conteúdos anteriores, inovação no setor público e impacto social, cocriação de possibilidades para aplicação no dia-a-dia"
Objetivo: aplicar conhecimento assimilado no desenho de possibilidades de melhorias no cotidiano e praticar as técnicas aprendidas em sala de aula em projeto escolhido pelo discente.
O curso "Comunicação Empática", ministrada pela Tutora da Formação de Conciliadores em EAD Carla Sampaio Grahl, tem como objetivo trazer a compreensão da importância de utilizar a comunicação empática a partir dos pilares da comunicação não-violenta.
Orientadora pedagógica: Leila Duarte Lima
AULA 1 (27/07)
Objetivos:
- Exercer escuta qualificada,
- Reconhecer os níveis da escuta
- Distinguir: observação & avaliação, sentimentos & pseudo-sentimentos, necessidades & estratégias, pedidos & exigências
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
AULA 2 (28/07)
Objetivos: compreender os conflitos como oportunidade de melhoria nas relações e a importância da escuta empática.
O curso "Teoria dos Jogos aplicadas às decisões diárias" tem como objetivo oferecer elementos para compreensão dos conceitos da Teoria dos Jogos e as suas aplicações nas tomadas de decisões diárias.
Orientador pedagógico: Clóvis Correa de Albuquerque Segundo
AULA 1 (13/06)
Docente: Clóvis Correa de Albuquerque Segundo
Objetivo: compreender os conceitos da Teoria dos Jogos
AULA 2 (14/06)
Docentes: Clóvis Correa de Albuquerque Segundo e Herivanio Torres Bandeira
Objetivo: compreender e reconhecer a abstração da Teoria dos Jogos quando aplicados a situações reais.
AULA 3 (15/06)
Docente: Herivanio Torres Bandeira
Objetivo: reconhecer e identificar as correlações das aplicações da Teoria dos Jogos nas decisões diárias.
O curso "Mindset: entendendo a forma de pensar", ministrado pelo Professor Jefferson Melo, têm como objetivos fornecer aos alunos um entendimento sobre o conceito de mindset e as diferenças entre o Mindset Fixo e o Mindset de Crescimento. Entender o mindset dos servidores e das demais pessoas que interagimos diariamente é essencial para uma prestação de serviço de qualidade e com entregas de valor. E após conseguir fazer essa diferença entre o Mindset Fixo e o Minset de Crescimento o curso visa auxiliar o discente a fazer a melhor escolha para desenvolver o Mindset.
Orientadora pedagógica: Michele Sulamita do Amaral
AULA "O QUE É MINDSET?" (27/06)
Objetivo: compreender os dois tipos de Mindset: Fixo e de Crescimento.
AULA "COMO IDENTIFICAR O MINDSET DAS PESSOAS?" (29/07)
Objetivos: identificar o Mindset das pessoas e desenvolver o seu próprio Mindset através das técnicas.
O curso "Avaliação Biopsicossocial e Instrumentos de Avaliação da Deficiência", ministrado pelo Docente Jânio Donato Lopes, tem como objetivo Conhecer e aplicar ferramentas de gestão que proporcionam o desenvolvimento de equipes de alta performance.
Orientadora pedagógica: Rayssa Simone Campelo
AULA 1 - "LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE" (26/06)
Objetivos: reconhecer a importância de entender a si mesmo e os outros; compreender como orientar e desenvolver pessoas; reconhecer seu estilo de liderança e avaliar o impacto dele na relação com as pessoas.
AULA 2 - "FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESQUIPES" (27/06)
Objetivos: Compreender os elementos essenciais na formação das equipes e identificar a maturidade da equipe.
AULA 3 - "EQUIPES HÍBRIDAS DE ALTA PERFORMANCE" (28/06)
Objetivos: identificar as características e habilidades das equipes de alto desempenho; aplicar ferramentas para desenvolvimento de equipes.
O curso "Perguntas Poderosas", foi ministrado pelo Docente Gino Terentim. Fazer perguntas inteligentes e bem colocadas pode ser uma forma poderosa para construir um ambiente favorável a respostas úteis e resultados sustentáveis, algo fundamental na gestão da inovação. Do mesmo modo, ser bem questionado pode ajudar a impulsionar a busca pelo conhecimento e a melhorar a qualidade do problema - e, consequentemente, das respostas. A proposta dessa atividade é oferecer aos discentes uma forma de pensar processos em que os resultados gerados, a partir dessas perguntas, sejam arrojados e sustentáveis. Por isso, a ideia não é dizer o que se deve fazer, mas sim, proporcionar condições para que cada um discentes possa buscar, pensar e sentir suas decisões sob uma diversidade de perspectivas, possibilitando acesso com maior clareza a crenças, medos, expectativas e vieses cognitivos que conservam comportamentos e atitudes.
Orientador pedagógico: Vladimir Da Matta Gonçalves Borges
AULA 1 (12/06)
Temas:
1.1. Introdução ao poder das perguntas; 1.2. O que são e quais os benefícios das perguntas poderosas; 1.3. A importância do silêncio, pausas e escuta ativa.
Objetivo: aumentar o nível de consciência e percepção sobre assuntos e ideias pré-concebidas.
AULA 2 (14/06)
Temas:
2.1. 5W2H das perguntas poderosas; 2.2. Investigação apreciativa; 2.3. Perguntas para entender.
Objetivo: facilitar a possibilidade de clarificar e melhor compreender seus pensamentos, necessidades, objetivos, vieses, medos, valores, atitudes e opiniões.
AULA 3 (16/06)
Temas:
3.1. Quais as características de uma pergunta poderosa; 3.2. Tipos de perguntas 3.3. Quais são as atitudes de um(a) bom(a) indagador(a).
Objetivo: rever seu comportamento e buscar dentro de si, novas respostas, ampliando seu leque de opções e possibilidades de ação.
AULA 4 (19/06)
Temas:
4.1. Extração de narrativas; 4.2. Como trabalhar narrativas e anedotas; 4.3. Condução, conexão e organização;
Objetivo: encorajar o autorreforço, visto que perguntas poderosas estimulam as pessoas a encontrar, pelos seus próprios meios, a solução ideal para resolver um problema ou tomar uma decisão.
AULA 5 (21/06)
Temas:
4.4. Círculo de anedotas; 4.5. Sensemaking; 4.6. Utilizando as perguntas poderosas: dinâmica prática.
Objetivo: fomentar o aprendizado e a exploração, reduzindo a resistência a mudanças e desconstruindo vieses e crenças.
O curso "Estratégia, Projetos e Processos na ESMPU: Foco na prática", ministrado pelo Assessor na Secretaria de Gestão e Inovação Weskley Rodrigues dos Santos, tem como objetivo capacitar responsáveis de cada Secretaria em gerência de projetos e processos, bem como no monitoramento das atividades que contribuem com a Estratégia da ESMPU.
Orientador pedagógico: Weskley Rodrigues dos Santos
AULA 1 (20/03)
Conteúdos:
1. Gestão estratégica
1.1 Fundamentos do planejamento estratégico 1.2 Principais ferramentas de gestão estratégica 1.3 O método Balanced Scorecard (BSC) 1.4 O método de OKR´s (Objectives and Key Results) 1.5. A gestão estratégica na ESMPU
AULA 2 (21/03)
Conteúdos:
2. Gestão de projetos
2.1 Fases do Gerenciamento do Projeto 2.2 Estrutura Analítica do Projeto 2.3 Cronograma de projeto 2.4 Gestão de projetos na ESMPU 2.4.1 Processo de gestão de projetos estratégicos e setoriais 2.4.2 Formalização de projetos no SEI
AULA 3 (29/03)
Conteúdos:
3. Gestão de Processos
3.1. Conceituação 3.2 Áreas de conhecimento 3.3 Tipos de processos 3.4 Mapeamento de processos 3.5 Gestão de processos na ESMPU 3.5.1 Mapeamento de processos críticos
AULA 4 (31/03)
Conteúdos:
4. Ferramentas de gestão
4.1 Teams 4.2 MS Project 4.3 Planner
O curso "Inteligência Artificial na prática: machine learning", ministrado pelo cientista de dados no TCU Erick Muzart Fonseca dos Santos e pelo analista de informática legislativa Fernando Melo, tem como objetivo ensinar membros e servidores do MPU a utilizarem ferramentas e princípios de Machine Learning para melhorar processos, produtos e serviços a partir de dados. Para um melhor aproveitamento dessa capacitação é necessário ter conhecimento e prática com desenvolvimento de sistemas, uma vez que o foco é na parte técnica e prática para implementação de soluções no MPU baseadas em machine learning.
Orientador pedagógico: Leonardo Da Costa Lopes
AULA 1 (03/05/2023)
Temas:
1. Visão geral do que é machine learning (ML) e diferenças com programação explícita. Principais conceitos. Tipos de ML. Aplicações.
2. Identificando oportunidades de uso de ML na Administração. Pré-requisitos. Disponibilidade de dados. Problemas bem formulados
PARTE 1
PARTE 2
AULA 2 (05/05/2023)
Temas:
3. Desafio: estimativa de preço de imóveis em função de suas características. Entendendo um problema de modelagem preditiva. Possíveis abordagens e soluções.
4. Aplicação de regressão linear.
AULA 3 (08/05/2023)
Temas:
5. Regressão linear: intuição, cenários de uso. Preparação de dados para modelização.
6. Uso da biblioteca python scikit-learn.
AULA 4 (10/05/2023)
Temas:
7. Conceitos gerais de ML, aplicados ao caso básico de regressão linear: particionamento dos dados em treinamento/teste/validação; Over e under fitting;
8. Determinantes de desempenho: mais dados, controle de complexidade do modelo, regularização, data augmentation; otimização e gradiente descendente.
AULA 5 (12/05/2023)
Temas:
9. Regressão logística: Extensão da regressão linear como primeiro classificador.
10. Aplicando classificação para prever sobreviventes do Titanic
AULA 6 (15/05/2023)
Temas:
11. Árvore de decisão: Construção e interpretação.
12. Aplicação de árvore de decisão: Titanic e Enem.
AULA 7 (17/05/2023)
Temas:
13. Extensão de árvore de decisão para Random Forest: aplicação sistemática em tarefas de previsão.
14. Aplicação de Random Forest.
AULA 8 (19/05/2023)
Temas:
15. Random Forest: interpretação de resultados e desempenho.
16. Aplicação em datasets já explorados, regressão e classificação; comparação de desempenho; novo dataset
AULA 9 (22/05/2023)
Temas:
17. Bases de Processamento de Linguagem Natural (NLP)
18. Pré-processamento, tokenização, bag of words, tf-idf. Aplicações em classificação.
AULA 10 (29/05/2023)
Temas:
19. Apresentação dos projetos dos participantes. Feedback do instrutor e discussão com a turma: metodologia, experimentos, fonte de dados, oportunidades de extensão e adaptação