Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarAutor: Renan Bernardi Kalil
A tese analisa as transformações no mundo do trabalho diante do avanço das plataformas digitais, investigando como as ferramentas do Direito do Trabalho podem proteger os trabalhadores nesse novo cenário. O estudo identifica duas formas principais de trabalho no capitalismo de plataforma: o crowdwork, exemplificado pela Amazon Mechanical Turk, e o trabalho sob demanda por aplicativos, representado pela Uber. A pesquisa combina revisão de literatura, análise documental e entrevistas com trabalhadores brasileiros dessas plataformas, revelando aspectos como a autonomia na jornada de trabalho, a relação entre dependência e precariedade, o gerenciamento via algoritmos e a desigualdade econômica entre trabalhadores e empresas. A análise destaca diferenças na execução das atividades entre as duas plataformas e aponta a necessidade de uma nova arquitetura jurídica para oferecer respostas às peculiaridades dessas formas de trabalho. A partir dos achados, a tese propõe a criação de uma legislação especial para o crowdwork e o trabalho sob demanda, classificando os trabalhadores em autônomos, dependentes ou subordinados, com diferentes níveis de direitos para cada categoria.
O Direito E A Inteligência Artificial Desafios De Regulação E Aplicação
Ministrada pelo docentes Marcos Antonio da Silva Costa,Cleber Zanchettin, Geber Ramalho,Carlos Bruno Ferreira da Silva lançada em 2024
Gravações do curso O Direito E A Inteligência Artificial Desafios De Regulação E Aplicação na modalidade a distância, no formato sincrono*, realizado de 11 a 13 de Dezembro de 2024, que teve por objetivo: Promover o debate em Ciência de Dados sobre o Estado da Arte da IA, o funcionamento dos algoritmos de aprendizagem de máquina, o papel dos dados e as perspectivas de evolução; Aprofundar a discussão sobre os impactos positivos e negativos da IA na sociedade e no Direito, passando em revista alguns dos esforços atuais de regulação da IA no mundo, assim como os princípios éticos que lhes são subjacentes, tais com transparência, privacidade e autonomia.
Aula 1
Aula 02
Aula 03
Atividade acadêmica gravada em agosto de 2024, desenvolvida sob orientação pedagógica de Arley Pinheiro Lima Mendes, com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança da informação no ambiente de trabalho com o estudo de casos práticos relativos às principais ameaças no ambiente digital.
Atividade acadêmica gravada em abril de 2024, desenvolvida sob orientação pedagógica de Pedro Simões e docência de Luana Silveira de Faria que teve por objetivo desenvolver capacidade narrativa em contextos de constante mudança e apresentar informações complexas de maneira clara e concisa.
Videoaula 1
Videoaula 2
Videoaula 3
Videoaula 4
Videoaula 5
Gravações do curso Introdução à Inteligência Artificial e à sua aplicação prática na comunicação social na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado de 14 a 16 de maio de 2024, que teve por objetivo apresentar a profissionais de comunicação pública do Ministério Público brasileiro conceitos gerais sobre inteligência artificial e sua aplicação prática para que tais profissionais se sintam motivados(as) a avaliar o uso, em seu dia a dia de trabalho, de ferramentas que utilizam essa tecnologia.
*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.
Videoaula 1
Videoaula 2
Videoaula 3
Gravações do curso Acessibilidade Digital na Prática: Planejando e criando conteúdos digitais acessíveis na modalidade a distância, no formato síncrono*, realizado em 07 e 08 de maio de 2024, que teve por objetivo capacitar os servidores e membros do Ministério Público da União a compreender, implementar e promover a acessibilidade digital nos mais diversos materiais produzidos institucionalmente, incluindo websites, vídeos, imagens e documentos.
*O curso a distância síncrono é aquele em que a atuação do docente e a participação dos discentes ocorrem por meio de encontros em tempo real em sala virtual, em dias e horários pré-fixados.
Videoaula 1
Videoaula 2
Atividade acadêmica gravada em novembro de 2023, desenvolvida sob orientação pedagógica Paulo Célio Soares da Silva Júnior com o objetivo de capacitar os participantes a aplicar com confiança e consistência os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas. Espera-se que o OKR capacite os participantes na aplicação segura e consistente dos conceitos, contribuindo para a realização de melhorias concretas. Essas melhorias, por sua vez, têm o potencial de agregar valor significativo aos processos e projetos da instituição, tendo um impacto direto nos resultados e gerando benefícios palpáveis para a sociedade o SCRUM por sua vez, traz consigo a transparência, permitindo uma visão clara do progresso do projeto, e a possibilidade de comunicação constante. Sua natureza democrática, permite a equipe participar ativamente na decisão do escopo do trabalho para cada “sprint”.
AULA 1 (06/11)
Tema: Introdução ao OKR
Objetivo: conhecer os detalhes para um implantação de gestão por OKRs bem sucedida
AULA 2 (07/11)
Tema: Oficina de OKRs
Objetivo: como então usar OKRs fazer gestão de prioridades
AULA 3 (09/11)
Tema: Introdução ao SCRUM
Objetivo: conhecer o Framework SCRUM
AULA 4 (10/11)
Tema: Oficina de SCRUM e OKR
Objetivo: Práticas e Aplicação do SCRUM e OKR
Atividade acadêmica gravada em agosto de 2023 , desenvolvida sob orientação pedagógica Ana Beatriz Sanches R. C. Catelan com o objetivo de preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros
AULA 1 (14/08)
Objetivo: Identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.
AULA 2 (18/08)
Objetivo: Reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.
AULA 3 (21/08)
Objetivo: Conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia.
AULA 4 (25/08)
Objetivo: Identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.
AULA 5 (28/08)
Objetivo: Conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros.
AULA 6 (01/09)
Objetivo: Como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.
AULA 7 (04/09)
Objetivo: Utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.
AULA 8 (06/09)
Objetivo: Identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia.
Atividade acadêmica gravada em novembro de 2023 , desenvolvida sob orientação pedagógica Diego Oliveira de Souza e com desenvolver nos membros e servidores conhecimentos e habilidades focadas no engajamento, na liderança e segurança psicológica aplicáveis no contexto de produção de inovação no setor público.
AULA 1 (22/11)
Objetivo: compreender os elementos essenciais para promover o engajamento em iniciativas de inovação.
AULA 2 (23/11)
Objetivo: conhecer as distintas maneiras de superar barreiras à inovação diante do papel da liderança.
AULA 3 (24/11)
Objetivo: compreender a segurança psicológica no ambiente de inovação pública por meio de novas formas de expressão, interação, aprendizagem e pertencimento.
Atividade acadêmica gravada em novembro de 2023, desenvolvida sob orientação pedagógica Raquel Vidal Costa com o objetivo de capacitar membros e servidores do MPU para que sejam facilitadores. Como também, que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
AULA 1 (07/11)
Objetivo: identificar vieses comportamentais que permeiam as relações humanas.
AULA 2 (09/11)
Objetivo: conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto e com bases científicas.
AULA 3 (14/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação com foco nas demandas de Liderança e gestão de equipes.
AULA 4 (21/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de comunicação assertiva por meio de pedidos e necessidades.
Aula 5 (23/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.
AULA 6 (28/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.