Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarO curso de aperfeiçoamento "Projeto NaMoral - Curso de facilitadores" tem como objetivo capacitar facilitadores para aplicação do NaMoral - O Jogo em ambientes educacionais. O curso foi dividido em 8 aulas.
Orientador pedagógico: Danielle Araujo de Oliveira
AULA 1 (12/05)
Docentes: Promotora de Justiça do MPDFT Luciana Asper y Valdes e Coordenadora do Programa de Extensão NaMORAL Suliane Beatriz Rauber
Conteúdo: NaMoral, a origem: o porquê, o quê e como; Guia do Facilitador; Metodologias ativas; Gamificação.
AULA 2 (19/05)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
Conteúdos: Roda de Sensibilização e Criação do Herói
AULA 3 (26/05)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
Conteúdos: DIA D - 3, 2, 1 foi dada alargada!
AULA 4 (02/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
Conteúdos: 1ª Roda - Embaixadores da Integridade
AULA 5 (09/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
Conteúdos: 2ª Roda - Influenciadores da Integridade
AULA 6 (16/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
Conteúdos: 3ª Roda - Influenciadores da Integridade 2
AULA 7 (23/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
Conteúdos: 4ª Roda - Restauradores da Integridade
AULA 8 (30/06)
Docente: Suliane Beatriz Rauber
Conteúdos: Dia Expo Integridade
O curso de aperfeiçoamento "A Atividade de Inteligência e o MP : Desafios contemporâneos na atuação ministerial" tem como objetivo capacitar servidores(as) e membros(as) do Ministério Público do Trabalho a respeito de estratégias de atuação em face de cadeias produtivas que exploram o trabalho infantil.
Orientador pedagógico: Adriano Alves Marreiros e Fábio Costa Pereira
AULA 1 (30/11)
Docente: Coronel da Polícia Militar Eduardo Vieira Fernandes
Tema: Inteligência e contrainteligência: conceituação, princípios e emprego
AULA 2 (01/12)
Docente: Procurador de Justiça Fábio Costa Pereira
Tema: A atividade de inteligência, a investigação e o Ministério Público
AULA 3 - PARTE 1 (02/12)
Docente: Procurador de Justiça Roberto Alvim
Tema: A "cyber intelligence" e a sua importância para o Ministério Público
AULA 3 - PARTE 2 (02/12)
Docente: Procurador de Justiça Fábio Costa Pereira
Tema: A produção do conhecimento probatório
O curso "Perguntas poderosas - Turma 2", foi ministrado pelo Presidente da PMI-DF Gino Terentim. Fazer perguntas inteligentes e bem colocadas pode ser uma forma poderosa para construir um ambiente favorável a respostas úteis e resultados sustentáveis, algo fundamental na gestão da inovação. Do mesmo modo, ser bem questionado pode ajudar a impulsionar a busca pelo conhecimento e a melhorar a qualidade do problema - e, consequentemente, das respostas. A proposta dessa atividade é oferecer aos discentes uma forma de pensar processos em que os resultados gerados, a partir dessas perguntas, sejam arrojados e sustentáveis. Por isso, a ideia não é dizer o que se deve fazer, mas sim, proporcionar condições para que cada um discentes possa buscar, pensar e sentir suas decisões sob uma diversidade de perspectivas, possibilitando acesso com maior clareza a crenças, medos, expectativas e vieses cognitivos que conservam comportamentos e atitudes.
Orientador pedagógico: Vladimir da Matta Gonçalves Borges
AULA 1 (16/11)
Objetivo: aumentar o nível de consciência e percepção sobre assuntos e ideias pré-concebidas.
AULA 2 (17/11)
Objetivo: facilitar a possibilidade de clarificar e melhor compreender seus pensamentos, necessidades, objetivos, vieses, medos, valores, atitudes e opiniões.
AULA 3 (18/11)
Objetivo: rever seu comportamento e buscar dentro de si, novas respostas, ampliando seu leque de opções e possibilidades de ação.
AULA 4 (25/11)
Objetivo: encorajar o autorreforço, visto que perguntas poderosas estimulam as pessoas a encontrar, pelos seus próprios meios, a solução ideal para resolver um problema ou tomar uma decisão.
AULA 5 (29/11)
Objetivo: fomentar o aprendizado e a exploração, reduzindo a resistência a mudanças e desconstruindo vieses e crenças.
AULA 6 (16/12)
O curso "Economia e Sociedade Digital: uma introdução", foi ministrado pelo Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC Edemilson Cruz Santana Junior.
À medida que as tecnologias digitais se tornam centrais para a economia global e as empresas de tecnologia passam a exercer um domínio significativo nos mercados, uma compreensão mais abrangente dos problemas políticos, econômicos e sociais contemporâneos exige um estudo das mudanças provocadas pela economia digital. A partir desta compreensão, este curso introdutório procura oferecer uma reflexão crítica sobre o tema.
Orientador Pedagógico: Pedro Simões
AULA 1 (04//11)
TEMAS:
Unidade 1 – Capitalismo financeiro, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS) e as bases para a digitalização
1.1. Do que trata o curso, como se organiza, que importância têm, como o tema é tratado no debate público
1.2. Contexto. Uma breve história da transformação do capitalismo a partir dos anos 1970: o tripé financeirização, neoliberalismo e reestruturação produtiva
AULA 2 (08/11)
TEMAS:
Unidade 2 – Digitalização e Financeirização: a dimensão estratégica da relação entre finanças e tecnologia para o capitalismo contemporâneo
2.1. A relação entre finanças e tecnologia na evolução do capitalismo
2.2. Uma breve história da internet e o que ela nos revela
AULA 3 (18/11)
TEMAS:
Unidade 2 – Digitalização e Financeirização: a dimensão estratégica da relação entre finanças e tecnologia para o capitalismo contemporâne
2.3. A Finança Digitalizada
2.4. Bitcoin, criptomoedas e NFTs
AULA 4 (25/11)
TEMAS:
Unidade 3 – Automação e Plataformas
3.1. As plataformas Digitais
3.2. A inteligência artificial
O curso "Storytelling com foco no Direito - Legal Storytelling", ministrado pelo Promotor de Justiça do Ministério Público Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira , tem como objetivo aprimorar capacidades narrativas com utilização de storytelling, de tal forma que os discentes consigam contar histórias que geram conexão entre o locutor e o interlocutor. A capacidade de relatar acontecimentos com empatia e que retenham interesse faz com que os interlocutores sintam emoção e se identifiquem com a história, aumentando o interesse por ela, a retenção dos detalhes e a possibilidade de persuasão. Este curso objetiva explicar os mecanismos por trás de histórias memoráveis e como construir e contar histórias com início, meio e fim de maneira persuasiva, articulada e objetiva, fazendo com que o público entenda os principais pontos e seja convencido dos argumentos apresentados.. O curso foi dividido em 4 (quatro) aulas.
Orientador pedagógico: Alexandre Senra
AULA 1 (18/10)
Temas: "O que é Storytelling" e "Arquétipos e jornada do herói"
AULA 2 (20/10)
Temas: "Formas narrativas" e "Tons dramáticos"
AULA 3 (25/10)
Temas: "A construção da narrativa: A linha lógica com impacto emocional" e "Conexão: empatia e proposição de valor"
AULA 4 (27/10)
Temas: "Sustentação: compreensão, plano de ação e benefícios" e "Conclusão: engajamento e chamado à ação"
O curso "Lei de inovação comentada e na prática", ministrado pela Mestre em Geografia Tatiana Fiuza Dourado Bastos, tem como objetivo apresentar casos práticos da aplicação da Lei de Inovação de forma a oportunizar novas iniciativas no Ministério Público a partir da legislação. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender as potencialidades e o papel do MP em relação às políticas de CT&I. O curso foi dividido em 5 (cinco) aulas.
Orientador pedagógico: Sávio Neves do Nascimento
AULA 1 (17/10)
TEMAS: "Premissas históricas da Lei 10.973/2004 e da Lei 13.243/2016" e "Premissas e definições iniciais"
AULA 2 (18/10)
TEMAS: "Estímulo à construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação" e "Incubadoras, ICT pública e propriedade intelectual – formas e disposições, mais exemplos práticos"
AULA 3 (19/10)
TEMAS: "Estímulo à participação das ICTs no processo de inovação" e "O papel das ICTs na inovação, o criador e os royalties, o papel do pesquisador e a política de inovação - formas e disposições, mais exemplos práticos"
AULA 4 (20/10)
TEMAS: "Estímulo à inovação nas empresas" e "Mecanismos de apoio as empresas e o papel do Estado no fomento a inovação - formas e disposições, mais exemplos práticos"
AULA 5 (21/10)
TEMAS: "Estímulo ao inventor independente. Fundos e Investimento. Disposições finais" e "Atuação da ICT junto ao inventor independente. Os fundos para investimento em inovação - formas e disposições, mais exemplos práticos"
ACESSE TAMBÉM OS DOCUMENTOS:
O curso "Legal Design e Visual Law [Comunicações Jurídicas]", ministrado pelo Promotor da Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira, tem como objetivo apresentar os principais conceitos relacionados ao Legal Design e aprofundar aspectos teóricos e práticos do Visual Law. O Visual Law é uma das áreas do Legal Design que se refere à fase final do projeto de design e visa melhorar a comunicação e a entrega das informações de documentos jurídicos, projetos de transformação digital do ambiente jurídico, entre diversas outras possibilidades. Ao final desse curso, os docentes deverão ser capazes de aprimorar comunicações jurídicas diversas com foco no usuário. O curso foi dividido em 6 (seis) aulas.
Orientadores pedagógicos: Alexandre Senra
AULA 1 (20/09)
Objetivo: Distinguir os campos dogmáticos e verificar o campo de aplicação interdisciplinar.
AULA 2 (22/09)
Objetivos: Apresentar conceitos relacionados a design e experiência do usuário; Descrever a importância de explorar problema antes de propor soluções; Explicar e descrever o que são personas e sua correlação com o conceito de centricidade do usuário.
AULA 3 (27/09)
Objetivos: Identificar os conceitos de linguagem visual, mapas visuais, one page e explicar como eles podem ser aplicados em um projeto real.
AULA 4 (29/09)
Objetivo: Estudar briefing e planejar proposta para solução do projeto final.
AULA 5 (04/10)
Objetivo: Detalhar soluções do projeto final e demonstrar escolhas e ferramentas nele utilizadas.
AULA 06 (06/10)
Objetivo: Visualizar e acompanhar o desenvolvimento de legal design na prática.
O curso "Compreensão e Produção de Textos Jurídicos Escritos: o uso dos sinais de pontuação - relevância", ministrado pela docente Mary Vasconcelos Silva, tem como objetivo estimular o uso adequado dos sinais de pontuação no processo de produção de textos jurídicos. O curso foi dividido em 2 (duas) partes.
Orientadores pedagógicos: Manoel Jorge e Silva Neto e Cristiane Mary Vasconcelos Silva
AULA 1 (04/10)
Temas: "Sinais de Pontuação: relevância para os processos de Coesão e Coerência Textual " e "Uso adequado dos sinais de pontuação nos diversos textos escritos "
AULA 2 (05/10)
Tema: "Relevância do uso dos sinais para os processos de Produção e Compreensão de textos jurídicos."
ACESSE TAMBÉM OS DOCUMENTOS:
O curso "Gestão de Mudanças - Turma 2" foi ministrado pelo Consultor de Organização e Estratégia da Superintendência de Inteligência Corporativa e Estratégia da CAXA Econômica Federal Gino Terentin. Uma vez estabelecida cultura e o pensamento ágil, um próximo passo possível é escolher diferentes áreas de aplicação como gestão de projetos, de pessoas, e, por que não, aplicar agilidade na gestão de mudanças? No mundo atual de volatilidade, complexidades e surpresas é necessário buscar novas formas de otimizar os processos de tomada de decisão com foco no papel do líder. Este curso procura preencher essa lacuna, com objetivo de continuar a formação na temática da agilidade, com um foco bem definido na gestão da mudança e nos requisitos para o seu sucesso: comunicação, compreensão dos processos e liderança.
Orientador (a) Pedagógico (a): Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (21/09)
Objetivo: Conhecer os conceitos relacionados a gestão de mudanças, leading change e XRL8.
AULA 2 (22/09)
Objetivos: Conhecer e aplicar conceitos e princípios relacionados a CNV; Conhecer e capacitar a elaborar um plano de gestão de mudanças com base na matriz ADKAR.
AULA 3 (26/09)
Objetivo: Entender e demonstrar a aplicação dos modelos de difusão da inovação de E.Rogers e Lean Change Management.
AULA 4 (28/09)
Objetivos: Identificar a importância dos feedbacks e os princípios observáveis para que ele seja construtivo ; Demonstrar habilidade de se expressar emocionalmente e, de maneira empática, observar e interagir com os pares.
AULA 5 (30/09)
Objetivo: Conhecer Wardley Maps e implementá-los em contextos reais.
O curso "Inteligência Artificial no MPU: possibilidades e limitações", ministrado pelo Especialista em Engenharia de Software Jeronimo da Silva Avelar Filho, tem como objetivo capacitar a compreensão das possibilidades e limitações do uso da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da Administração Pública, com emprego de linguagem não técnica é possível entender os principais conceitos, técnicas e estratégias empregados em IA. Para isso, durante o treinamento foram analisados casos com exemplos concretos para construção do conhecimento e compreensão das técnicas, algoritmos, tipos de IA, necessidade da governança e gestão de dados, com uma abordagem inovadora respeitando o aprendizado individual. Não é escopo desta capacitação o desenvolvimento de aplicativos ou sistemas com o uso da IA, mas sim o desenvolvimento da competência de inovar no serviço público através do conhecimento sobre IA, com ampliação das habilidades de comunicação eficaz, argumentação, atitude de confiança e proatividade na proposição e uso da IA no MPU. O curso foi dividido em 3 (três) aulas.
Orientador Pedagógico: André de Araujo Rosa Cruz
AULA 1 (26/09)
Objetivos: Identificar e segregar fatos de presunções a respeito de IA; Identificar correlação entre Governança e Gestão de dados, em particular, sua contribuição para IA; Demonstrar relevância da literacia de dados.
AULA 2 (28/09)
Objetivos: Identificar e contrastar conceitos relacionados a Machine Learning; Identificar e analisar características relacionadas a Inteligência Artificial e processamento de dados.
AULA 3 (30/09)
Objetivos: Discutir principais desafios e tendências relacionados a IA; Discutir boas práticas e possibilidades de aplicação de IA voltados para o MPU.