Inovação, Tecnologia e Gestão Pública

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Com o objetivo de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer políticas locais de acolhimento, abrigamento e integração para refugiados e migrantes e capacitar os atores envolvidos no acolhimento, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes desenvolveu o projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil"

Por meio de simpósio e oficinas gratuitas, o projeto, lançado em 18 de junho de 2018, promoveu atividades ao longo de 18 meses, percorrendo cidades que receberam migrantes e refugiados venezuelanos. Foram realizadas atividades em Belém, Manaus, São Paulo, Boa Vista, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Campo Grande, Rio de Janeiro e Brasília totalizando cerca de quatro mil participações (entre jornalistas, agentes públicos, representantes da sociedade civil e demais interessados) e 600 instituições envolvidas (como Secretarias Estaduais e Municipais, CRAS, CREAS, bibliotecas, Conselhos Tutelares, Centros de Acolhida, ONGs, Guarda Civil, Exército, DPU, DPE, MPF, MPT, MPM, organismos internacionais, entre outros). 

A Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA),  o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Missão Paz.

Para acessar todas as informações e vídeos do projeto, acesse: escola.mpu.mp.br/h/rede-de-capacitacao-a-refugiados-e-migrantes

Videoaulas da disciplina "Auditoria Governamental", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.

Docente: Mateus Wilig Araujo

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1:

 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

 

Videoaulas da disciplina "Controle da Administração Pública", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.

Docente: Altair Altoff da Rocha

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1:

 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

 

Videoaulas da disciplina "Gestão da logística aplicada ao setor público", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.

Docente: Jakson Barbosa Alves

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1: 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

 

 

Videoaulas da disciplina "Gestão estratégica de pessoas no setor público", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.

Docente: Aryanne Pereira de Freitas

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1: 

 

 

VIDEOAULA2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

 

Videoaulas da disciplina "Fundamentos de Administração Pública", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.

Docente: Luciana de Oliveira Miranda

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1:

 

 

VIDEOAULA 2: 

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

 

Videoaulas da disciplina "Metodologia da pesquisa", da Pós-Graduação lato sensu em Cooperação Jurídica Internacional.

O objetivo é apresentar métodos e técnicas de pesquisa para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso..

Docente: Professora Doutora Elda Coelho de Azevedo Bussinguer

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO:

 

VIDEOAULA 1:

 

VIDEOAULA 2:

 

VIDEOAULA 3:

 

VIDEOAULA 4:

 

 

 

Roda de Conversa "Blockchain: Perspectivas no Brasil e no Mundo" realizada no dia 8 de outubro de 2020 pelo Laboratório de Transformação e Aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Expositores: analista sênior do Escritório de Governança da Informação do Banco Central, Gabriela Ruberg; gerente de inovação digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e representante do Brasil no Blockchain Expert Policy Advisory Board da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Vanessa Almeida.

Moderadora: Lígia Maria Lopes Reis, Líder de Inovação e Estratégia da ESMPU. 

 

Websérie "Liderando a Reconstrução da Vida e do Trabalho no Novo Normal" realizada em 14 de outubro de 2020 pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Expositor: professor e servidor do Ministério Público Militar (MPM) Márcio Pereira.

Mediadora: Nadya Gomes, Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas da ESMPU. 

 

Websérie "O líder da era online: a arte de engajar equipes a distância" realizada no dia 7 de outubro de 2020 pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Expositor: treinador comportamental e coach Bruno Simoni.

Mediadora: Nadya Gomes, Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas da ESMPU