Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarO projeto “Ponto & ContraPonto” tem como objetivo fomentar a diversidade de ideias e o pluralismo por meio de debates que estimulam a convivência harmoniosa, o respeito a valores alheios e a tolerância entre visões, perspectivas e teorias do Direito. Com encontros periódicos, a iniciativa pretende estimular o debate entre especialistas sobre diversas temáticas e interpretações jurídicas.
Na primeira edição do projeto , o procurador regional da República, e mestre em Direito pela PUC-RS, Douglas Fischer e o procurador regional da República, e doutor em Direito pela PUC-SP, Paulo de Souza Queiroz debateram “As funções do Direito Penal: Garantismo x Abolicionismo”. A mediação do debate foi feita pelo subprocurador-geral do Trabalho e diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto.
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu em 10 de maio, o webinar “Projeto NaMoral – integridade, ética e cidadania”. O objetivo foi compartilhar, por meio de uma tecnologia social gameficada e metodologias ativas, vivências práticas de ética e cidadania com jovens, construindo um ecossistema de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da honestidade.
A orientadora pedagógica da atividade e uma das idealizadoras da iniciativa foi a promotora de Justiça do MPDFT Luciana Asper y Valdés. O projeto ganhou o segundo lugar no Prêmio CNMP, edição 2020, na categoria “Redução da corrupção” e foi selecionado para participar da 17ª edição do Prêmio Innovare.
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, no dia 10 de março, o webinar "Educação Financeira para Servidores Públicos" com a participação do procurador da República e mestre em Direito Constitucional, Processo Penal e Análise Econômica pela Harvard Law School, Rodrigo Tenório.
Videoaulas da disciplina "Gestão da segurança da informação", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Marcelo Beltrão Caiado
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Gestão de portfólio, programas e projetos", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Weslei Gomes de Sousa
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Gestão de TIC, processos e pessoas", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Cleber de Araújo
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Novas Tecnologias e a Governança de TIC", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Deborah Virgínia Macedo Arôxa
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Governança de TIC", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Diana Leite Nunes dos Santos
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Estratégia e governança", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Wagner Silva de Araujo
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Curso de Aperfeiçoamento Liderança Facilitadora, realizado de 13 de novembro a 03 de dezembro de 2020 pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
Objetivo: A atividade busca capacitar servidores do MPU para que sejam facilitadores. O facilitador é um profissional capaz de conduzir diálogos intencionais para seres emocionais com problemas reais. Um líder facilitador garante que o tempo gasto em reuniões de pessoas seja o mais produtivo possível para os participantes e que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante. Nesta atividade, os participantes aprenderão a identificar os vieses comportamentais que permeiam as relações humanas e ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões. O objetivo é que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
Docente: Fernanda Rodrigues
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4