Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarAtividade acadêmica gravada em novembro de 2020, desenvolvida sob orientação pedagógica de Fernanda Filgueiras, com objetivo de que os alunos aprendam através da prática o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções; identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real de uma área afim, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia.
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Atividade acadêmica gravada em agosto de 2021, desenvolvida sob orientação pedagógica de George Antônio Ferreira de Araújo, com objetivo de capacitar membros e servidores do MPF quanto aos desafios, aspectos e necessidades do regime de teletrabalho.
Atividade acadêmica gravada em junho de 2018, desenvolvida sob orientação pedagógica, com objetivo de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer políticas locais de acolhimento, abrigamento e integração para refugiados e migrantes e capacitar os atores envolvidos no acolhimento, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes desenvolveu o projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil".
Por meio de simpósio e oficinas gratuitas, o projeto, lançado em 18 de junho de 2018, promoveu atividades ao longo de 18 meses, percorrendo cidades que receberam migrantes e refugiados venezuelanos. Foram realizadas atividades em Belém, Manaus, São Paulo, Boa Vista, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Campo Grande, Rio de Janeiro e Brasília totalizando cerca de quatro mil participações (entre jornalistas, agentes públicos, representantes da sociedade civil e demais interessados) e 600 instituições envolvidas (como Secretarias Estaduais e Municipais, CRAS, CREAS, bibliotecas, Conselhos Tutelares, Centros de Acolhida, ONGs, Guarda Civil, Exército, DPU, DPE, MPF, MPT, MPM, organismos internacionais, entre outros).
A Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Missão Paz.
Para acessar todas as informações e vídeos do projeto, acesse: escola.mpu.mp.br/h/rede-de-capacitacao-a-refugiados-e-migrantes
Videoaulas da disciplina "Auditoria Governamental", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.
Docente: Mateus Wilig Araujo
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Controle da Administração Pública", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.
Docente: Altair Altoff da Rocha
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Gestão da logística aplicada ao setor público", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.
Docente: Jakson Barbosa Alves
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Gestão estratégica de pessoas no setor público", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.
Docente: Aryanne Pereira de Freitas
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Fundamentos de Administração Pública", da Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Controle da Administração Pública.
Docente: Luciana de Oliveira Miranda
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Metodologia da pesquisa", da Pós-Graduação lato sensu em Cooperação Jurídica Internacional.
O objetivo é apresentar métodos e técnicas de pesquisa para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso..
Docente: Professora Doutora Elda Coelho de Azevedo Bussinguer
VÍDEO DE APRESENTAÇÃO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Atividade acadêmica gravada em outubro de 2020, desenvolvida sob orientação pedagógica de Lígia Maria Lopes Reis, com o objetivo de debater sobre a relação da tecnologia blockchain com a democracia e o exercício da cidadania por meio do voto. Blockchain é um banco de dados de back-end que mantém um registro distribuído que pode ser inspecionado abertamente. Em modelos de negócio, o blockchain é uma rede de troca para movimento de transações, valores, ativos entre pares, sem a assistência de intermediários. Legalmente falando, o blockchain valida as transações, substituindo entidades anteriormente confiáveis. A utilização de uma solução blockchain para votações objetiva criar um sistema de votação verdadeiramente democrático ao possibilitar que eleitores votem diretamente em candidatos, plebiscitos ou referendos, a blockchain asseguraria a integridade e abrangência do processo eleitoral.