Meio Ambiente e Sustentabilidade

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

O seminário "Novas estratégias para a garantia dos direitos constitucionais indígenas: lides estruturais" foi realizado no dia 15 de abril de 2024, no auditório da Escola Superior do MPU, em Brasília-DF. Promovida em parceria com a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (6CCR/MPF), a atividade buscou estimular a reflexão sobre os processos estruturais para aprimorar a atuação judicial do MPF, além de possibilitar o intercâmbio de ações e boas práticas na defesa dos direitos constitucionais dos povos indígenas.

O seminário contou com exposições do desembargador federal Edilson Vitorelli; do professor titular de Direito Constitucional da UERJ Daniel Sarmento; do secretário nacional de Direitos Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas Marcos Kaingang; e do coordenador jurídico na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) Maurício Terena.

Estiverem presentes na mesa abertura do evento o vice-procurador-geral da República Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho; a diretora-geral da ESMPU Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento; a subprocuradora-geral da República Eliana Peres Torelly, coordenadora da 6ª CCR e orientadora pedagógica do seminário; a secretária de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública Sheila de Carvalho; e o coordenador executivo na APIB Dinaman Tuxá.


O diretor-geral da ESMPU, Paulo Gonet, conversa com o jurista Ingo Wolfgang Sarlet sobre questões jurídicas que o coronavírus tem suscitado para os direitos fundamentais no Brasil e na Europa e impactos para o meio ambiente.

Gravação do Seminário que teve como objetivo enfatizar a importância do Ministério Público na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado, valendo-se de meios preventivos e repressivos, na forma do art. 225 e seguintes da Constituição e das leis vigentes no país. 

 

Videoaulas do Procurador da República Gustavo Alcântara Kenner, produzida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), para o curso de Aperfeiçoamento “Valoração Econômica de impactos e danos Socioambientais”.

O objetivo da atividade é adquirir condições de aplicar as técnicas existentes de valoração de danos socioambientais aplicáveis no âmbito da atuação do Ministério Público

O material é dividido em três partes, além da apresentação.

Docente: Gustavo Alcântara Kenner

APRESENTAÇÃO:

 

AULA 1:

 

Texto Complementar 1

 

AULA 2:

 

Texto Complementar 2

AULA 3:

 

Texto Complementar 3