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VoltarOrientador pedagógico: Mario Luis Grangeia
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Orientador pedagógico: Carlos Roberto Gomes dos Santos
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Fruto de uma parceria entre a ESMPU e o MPDFT, o Projeto NaMoral visa apresentar para o Ministério Público Brasileiro, bem como aos diversos segmentos da sociedade civil, comunidade acadêmica e escolar, empresários, etc.. uma oportunidade para se levar a cultura da integridade aos jovens em ambientes escolares, esportivos ou sociais. Dessa forma, compartilhar um pouco da história, propósitos e estratégias de como o Projeto NaMoral, por meio de uma tecnologia social gameficada e metodologias ativas, leva vivências práticas de ética, integridade e cidadania aos jovens, construindo ecossistemas de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da Integridade.
Orientadora Pedagógica: Promotora de Justiça do MPDFT Luciana Asper y Valdes
Seminário de apresentação do Projeto:
Conferência 2: Como se formam o Sentido e o Significado: o signo linguístico?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 3: Os tempos éticos. As revoluções das maneiras de ser
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 4: Não somos mais quem um dia fomos
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 5: A Inteligência Artificial: seus efeitos sobre a humanidade
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 6: As perguntas que eu gostaria de fazer sobre: Nascimento, Educação, Adolescência, Trabalho, Mulher, Família, Amor e Morte. Como serão em TERRADOIS?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 7: O que numa democracia atual pode-se esperar de vocês?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Ministra Carmem Lúcia
Conferência 8: É necessária uma lei de Defesa do Estado Democrático de Direito?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Dr. Miguel Reale Júnior
Conferência 9: MP: órgão de acusação e fiscal da Lei? O olhar da Cidadania
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Jornalista Heraldo Pereira
Conferência 10: Como a constituição protege a democracia? Quem protege a constituição de seus inimigos? Qual o papel das instituições contra majoritárias?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Dr. Oscar Vilhena Vieira
Conferência 12: MP: Busca do consenso ou articulação das diferenças?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Ministro Dias Toffoli
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Para homenagear o jurista, advogado, professor e juiz aposentado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Bahia José Augusto Rodrigues Pinto, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, no dia 7 de maio, o webinar “Desafios à autonomia negocial coletiva”.
O encontro contou com a abertura do ministro e atual presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Alexandre Agra Belmonte.
Participaram do debate a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, e os ministros da mesma Corte Superior Alexandre Agra Belmonte, Cláudio Mascarenhas Brandão, Delaíde Alves Miranda Arantes e Douglas Alencar Rodrigues.
Também integraram a atividade o juiz do Trabalho do TRT da 5ª Região Marcelo Rodrigues Prata e as professoras Joselita Nepomuceno Borba e Yone Frediani, esta última responsável pela conferência de encerramento.
O orientador pedagógico foi o diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto.
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu em 10 de maio, o webinar “Projeto NaMoral – integridade, ética e cidadania”. O objetivo foi compartilhar, por meio de uma tecnologia social gameficada e metodologias ativas, vivências práticas de ética e cidadania com jovens, construindo um ecossistema de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da honestidade.
A orientadora pedagógica da atividade e uma das idealizadoras da iniciativa foi a promotora de Justiça do MPDFT Luciana Asper y Valdés. O projeto ganhou o segundo lugar no Prêmio CNMP, edição 2020, na categoria “Redução da corrupção” e foi selecionado para participar da 17ª edição do Prêmio Innovare.
Com o objetivo de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer políticas locais de acolhimento, abrigamento e integração para refugiados e migrantes e capacitar os atores envolvidos no acolhimento, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes desenvolveu o projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil".
Por meio de simpósio e oficinas gratuitas, o projeto, lançado em 18 de junho de 2018, promoveu atividades ao longo de 18 meses, percorrendo cidades que receberam migrantes e refugiados venezuelanos. Foram realizadas atividades em Belém, Manaus, São Paulo, Boa Vista, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Campo Grande, Rio de Janeiro e Brasília totalizando cerca de quatro mil participações (entre jornalistas, agentes públicos, representantes da sociedade civil e demais interessados) e 600 instituições envolvidas (como Secretarias Estaduais e Municipais, CRAS, CREAS, bibliotecas, Conselhos Tutelares, Centros de Acolhida, ONGs, Guarda Civil, Exército, DPU, DPE, MPF, MPT, MPM, organismos internacionais, entre outros).
A Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Missão Paz.
Para acessar todas as informações e vídeos do projeto, acesse: escola.mpu.mp.br/h/rede-de-capacitacao-a-refugiados-e-migrantes
O secretário de Planejamento e Projetos da ESMPU, o professor Carlos Vinícius Ribeiro, conversa com com a psicóloga e professora de Consultoria de Imagem da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) Denise Tavares sobre a importância da comunicação verbal e não verbal em tempos de pandemia.
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