Outros temas
VoltarO curso "Ciências Comportamentais e Inovação - módulo prático - 2ª parte", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo buscar reunir elementos sobre as possibilidades de intervenção comportamental relevantes para as áreas de atuação do MP e encontrar resposta à pergunta "Quais atividades do MP, na tomada de decisão, estão sujeitas a vieses?". O curso foi dividido em 2 partes.
Orientador Pedagógico: Sávio Neves do Nascimento
AULA 1 (25/08)
AULA 2 (26/08)
PARTE 2 (26/08)
O curso "Ciências Comportamentais - noções introdutórias", ministrado pelos docentes Mestre em Psicologia Social pela UFRJ Antonio Claret Campos Filho e Doutor em Direito pela UnB Ricardo de Lins e Horta, tem como objetivo capacitar a compreensão da evolução e dos principais conceitos do campo das ciências comportamentais e suas implicações para a prática das políticas públicas. O curso foi dividido em oito partes.
Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (17/05)
Objetivo: Examinar a proposta da teoria da escolha racional e sua potencial aplicação no serviço público. Ademais, identificar aspectos introdutórios da economia comportamental.
AULA 2 (18/05)
Objetivo: Reconhecer aspectos da racionalidade limitada e comparar a satisfação com a maximização. Ademais, descrever os modelos duais de processamento mental.
AULA 3 (19/05)
Objetivo: Identificar as características da Teoria Prospectiva, as Heurísticas e vieses.
AULA 4 (20/05)
Objetivo: Discutir sobre conformidade, normas sociais e identidade. Ademais, compreender a atenção e o autocontrole limitados.
AULA 5 (24/05)
Objetivo: Examinar os processos mentais relacionados à escassez e explorar a temática de escolhas intertemporais.
AULA 6 (25/05)
Objetivo: Compreender o paternalismo libertário e arquitetura da escolha. Ademais, examinar o emprego de "nudges" e outros instrumentos comportamentais.
AULA 7 (26/05)
Objetivo: Analisar metodologias de aplicação de insights comportamentais e examinar estudos de casos.
AULA 8 (27/05)
Objetivo: Associar ciências comportamentais e regulação.
O curso "A imputação objetiva e sua aplicabilidade prática", ministrado pela docente Doutoranda em Direito Ma. Janice Santin, no dia 24 de junho. Objetiva compreender a sistematização teórica da imputação objetiva; apresentar a aplicabilidade da teoria, por meio da discussão de casos (fictícios e jurisprudências) e verificar a capacidade de rendimento da teoria da imputação objetiva nos crimes de perigo.
O Programa “Diálogos Democráticos” foi promovido pela ESMPU com o objetivo de promover debates com a sociedade, acerca da democracia em seus diferentes vieses. Foram realizadas simultaneamente seis rodas de diálogo pelo país nas cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Recife (PE), no dia 2 de outubro.
Foram convidados especialistas, entre arquitetos, juristas, advogados, cientistas políticos, filósofos, antropólogo, artista, psicanalista e professores. Em cada cidade foi abordado um tema específico: democracia e direitos contramajoritários; democracia na era digital; construção democrática e sociedade do medo; capital e trabalho na construção democrática; a cidade como espaço democrático; e desafios da democracia socioambiental.
As informações completas estão em http://escola.mpu.mp.br/h/dialogos/apresentacao.
Conteúdo com certificação - Clique aqui e se inscreva
Orientadora pedagógica: Ana Carolina Estremadoiro Prudente do Amaral
Aula 1/2
Aula 2/2
Orientador pedagógico: Mario Luis Grangeia
Aula única
Orientador pedagógico: Carlos Roberto Gomes dos Santos
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Fruto de uma parceria entre a ESMPU e o MPDFT, o Projeto NaMoral visa apresentar para o Ministério Público Brasileiro, bem como aos diversos segmentos da sociedade civil, comunidade acadêmica e escolar, empresários, etc.. uma oportunidade para se levar a cultura da integridade aos jovens em ambientes escolares, esportivos ou sociais. Dessa forma, compartilhar um pouco da história, propósitos e estratégias de como o Projeto NaMoral, por meio de uma tecnologia social gameficada e metodologias ativas, leva vivências práticas de ética, integridade e cidadania aos jovens, construindo ecossistemas de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da Integridade.
Orientadora Pedagógica: Promotora de Justiça do MPDFT Luciana Asper y Valdes
Seminário de apresentação do Projeto:
Conferência 2: Como se formam o Sentido e o Significado: o signo linguístico?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 3: Os tempos éticos. As revoluções das maneiras de ser
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 4: Não somos mais quem um dia fomos
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 5: A Inteligência Artificial: seus efeitos sobre a humanidade
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 6: As perguntas que eu gostaria de fazer sobre: Nascimento, Educação, Adolescência, Trabalho, Mulher, Família, Amor e Morte. Como serão em TERRADOIS?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes
Conferência 7: O que numa democracia atual pode-se esperar de vocês?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Ministra Carmem Lúcia
Conferência 8: É necessária uma lei de Defesa do Estado Democrático de Direito?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Dr. Miguel Reale Júnior
Conferência 9: MP: órgão de acusação e fiscal da Lei? O olhar da Cidadania
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Jornalista Heraldo Pereira
Conferência 10: Como a constituição protege a democracia? Quem protege a constituição de seus inimigos? Qual o papel das instituições contra majoritárias?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Dr. Oscar Vilhena Vieira
Conferência 12: MP: Busca do consenso ou articulação das diferenças?
Docente: Prof. Doutor Jorge Forbes e Ministro Dias Toffoli
Aula 2
Aula 3