Ações afirmativas na educação superior brasileira e a Lei n. 12.711/2012: debate sobre (des)igualdade, (in)justiça e privilégio

Arilson da Rosa Jesus – Advogado. Membro da comunidade quilombola Vila Miloca, Lagoão-RS. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Rio Grande-RS (Furg). Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cassiane de Freitas Paixão – Docente da área de Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande-RS (Furg). Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Rio Grande-RS (Furg). Docente do Programa de Pós- Graduação em Direito e Justiça Social na Furg. Tutora Pet Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos na Furg.

1 Introdução. 2 Metodologia. 3 A Lei n. 12.711/2012 e o princípio da igualdade em suas múltiplas dimensões como um dos fundamentos para efetivação da justiça social e racial. 3.1 Disputas materiais e simbólicas na sociedade brasileira: constante contrariedade à política de cotas raciais enquanto “reação emocional” à perda de privilégios. 4 Conclusões.
PDF document icon 3 - Ações afirmativas na educação.pdf — PDF document, 371 KB (380564 bytes)
[ voltar ]