Linhas Editoriais

publicado 13/02/2017 15h20, última modificação 20/06/2024 15h07

Em 2024, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) institui a Política Editorial das Publicações Técnico-Científicas, por meio da Portaria 137/2024, que regulamentou também o funcionamento do Comitê de Política Editorial. O normativo foi desenhado buscando abrangem uma só norma regras para as publicações periódicas e não-periódicas.

Cumpre lembrar que estão entre os objetivos estatutários da ESMPU o estímulo da produção de pesquisa científica e a promoção da interdisciplinaridade do conhecimento jurídico com outras áreas do saber; e a disseminação da produção de conhecimentos por meio de publicações e eventos científicos.

Quanto às obras não periódicas, elas são editadas pela escola desde 2001, incluindo temas ligados à área jurídica ou inter-relacionadas. Algumas dessas obras constituíram séries, outras foram publicadas avulsas.

Linhas Editoriais

Na atual Política Editorial das Publicações Técnico-Científicas foram definidas novas linhas editoriais, intituladas séries, com o intuito de organizar a produção editorial da ESMPU. O intuito é que todo pedido feito seja analisado observando primeiramente a aderências às seguintes linhas editorias:

Série Reflexões Jurídicas: apresenta a produção acadêmica de membros do Ministério Público da União, provenientes de Cursos de Ingresso e Vitaliciamento e de outras atividades de capacitação que resultem em análises aprofundadas sobre temas jurídicos relevantes para as funções do Ministério Público. Esta série mantém o compromisso com a excelência na capacitação e no desenvolvimento profissional, abrangendo as publicações da Série Capacitar.

Série Diálogos Científicos e Inovação: de caráter multidisciplinar, reúne publicações de eventos realizados pela ESMPU e de trabalhos científicos, a fim de contribuir para a reflexão e o debate acerca de assuntos relevantes para a sociedade brasileira e internacional; e de difundir propostas inovadoras especialmente no âmbito do Ministério Público. Abrange publicações da Série Pós-Graduação.

Série Horizontes da Pesquisa: divulga resultados de pesquisas promovidas pela ESMPU, com o objetivo de fomentar a produção de conhecimento e contribuir para o aperfeiçoamento da justiça brasileira, sobretudo no que tange à promoção dos direitos humanos e à proteção do Estado Democrático de Direito. Esta série valoriza a investigação científica como instrumento de inovação e transformação social. Abrange publicações da Série Pesquisas ESMPU.

Série Saber em Movimento: oferece subsídios para a atuação de membros e servidores em suas atividades cotidianas, com uma abordagem prática, direta e didática. Esta série facilita a aplicação de conhecimentos e procedimentos, promovendo a eficiência e a qualidade no desempenho das funções. Abrange publicações da Série Manuais de Atuação ESMPU.

No que diz respeito aos periódicos, a ESMPU possui o Boletim Científico Escola Superior do Ministério Público da União (BC), criado em 2001, e a Revista da Escola Superior do Ministério Público da União (RESMPU), lançada em 2023.

Boletim Científico

O Boletim Científico possui mais de 60 edições, nas quais estão registrados diversos estudos jurídicos e a parte da própria história institucional. Seus objetivos são:

a) contribuir para a reflexão sobre a realidade jurídica brasileira e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito;

b) assegurar a preservação da memória institucional por meio da publicação de estudos relativos ao Ministério Público brasileiro, sobretudo o Ministério Público da União; e

c) garantir espaço de difusão do conhecimento produzido no âmbito da ESMPU, notadamente nos cursos de pós-graduação.

O BC recebe para avaliação trabalhos de autores(as) com titulação de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Podem compor suas edições artigos científicos, artigos de iniciação científica, relatos de práticas profissionais, resenhas inéditas de livros publicados nos últimos dois anos e trabalhos de interesse jurídico e/ou institucional cuja difusão seja relevante para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica brasileira.

RESMPU

A Revista da Escola Superior do Ministério Público da União (RESMPU) tem como missão promover o progresso da ciência, o desenvolvimento do pensamento jurídico do País e a inovação nos temas afetos ao Ministério Público brasileiro, com enfoque no intercâmbio de conhecimentos científicos nacionais e internacionais.
São objetivos da RESMPU:

a) incentivar a produção técnica e científica relativa a temas ligados ao sistema de justiça brasileiro, a fim de proporcionar o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade;

b) disseminar a produção acadêmica jurídica, com caráter multidisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar, oriunda de pesquisadores de instituições de ensino nacionais e internacionais;

c) estimular o debate de temas jurídicos e afins, relevantes para a comunidade nacional e internacional; e

d) fomentar o intercâmbio de informações e de conhecimento entre o Ministério Público, o meio acadêmico e as demais instituições de natureza pública ou privada, nacionais ou estrangeiras.

São aceitos para avaliação apenas estudos de autores(as) com titulação de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado, sendo eles artigos científicos ou trabalhos de interesse jurídico e/ou institucional cuja difusão seja relevante para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica brasileira.