O Programa Aqui tem Farmácia Popular e o direito fundamental à saúde

Authors

  • Marcelo Dantas Rocha

Keywords:

Assistência farmacêutica, Direito fundamental à saúde, Programa Aqui tem Farmácia Popular

Abstract

O presente artigo estuda o Programa Aqui tem Farmácia Popular, uma vez que lhe é destinada parcela significativa dos recursos públicos de assistência farmacêutica. Para tanto, por meio de metodologia qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica e documental, analisa a evolução legislativa da assistência farmacêutica no Brasil. A experiência dessa política pública é observada criticamente. Objetiva demonstrar que o programa é uma das principais estratégias para a efetivação do direito fundamental à saúde. Conclui que o programa é fundamental e que essa vertente da política de assistência farmacêutica tem apresentado uma excelente relação custo-efetividade, com impacto positivo na qualidade de vida da população e redução de gastos na rede pública de saúde. Atualmente, o programa atende cerca de 10 milhões de usuários e tem mais de 32 mil estabelecimentos conveniados.

Author Biography

Marcelo Dantas Rocha

Assessor jurídico do Ministério Público Federal, lotado na Procuradoria da República no Município de Colatina-ES. Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera (Uniderp). Pós-Graduando em Compliance e Integridade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc).

Published

2019-12-07

How to Cite

Rocha, M. D. . (2019). O Programa Aqui tem Farmácia Popular e o direito fundamental à saúde. Scientific Bulletin of the MPU School for Higher Studies, (54), 105–132. Retrieved from https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/485

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.