O MPF e a necessidade de transmissão das memórias dos sobreviventes dos Xetá aos seus descendentes

a preservação do extermínio

Authors

  • Robson Martins
  • Érika Silvana Saquetti Martins

Keywords:

Memórias, Xetá, Extermínio, Indigenato, Desagregação, MPF

Abstract

Em decorrência do extermínio que sofreram na metade do século passado, a memória coletiva dos sobreviventes Xetá deve ser propagada aos descendentes da respectiva etnia, em relação aos seus hábitos, suas crenças, tradições, costumes e sua cultura, assim como no que se relaciona às narrativas da história do massacre enfrentado por esse povo, destacadamente na década de 1950. As narrativas individuais das crianças sequestradas possibilitaram a recuperação das impressões coletivas do povo Xetá sobre os primeiros contatos com o homem branco e os processos de desagregação e extermínio, revelando as violências perpetradas por agentes governistas e empresas colonizadoras, e, com tal desiderato, haverá a sistemática permanência de suas culturas, costumes, tradições e provável demarcação de suas terras pela Funai no noroeste do Paraná, sempre com acompanhamento das ações governamentais pelo Ministério Público Federal.

Author Biographies

Robson Martins

Procurador da República em Curitiba. Professor da PósGraduação lato sensu da Uninter e da ITE. Doutorando
em Direito pela ITE. Mestre em Direito pela Universidade
Paranaense. Especialista em Direito Notarial e Registral e
em Direito Civil pela Universidade Anhanguera (Uniderp).

Érika Silvana Saquetti Martins

Advogada em Curitiba. Professora da Pós-Graduação lato
sensu da Uninter. Mestranda em Direito pela Uninter e
em Políticas Públicas pela UFPR. Especialista em Direito
Público, Direito do Trabalho e Notarial e Registral pela
Universidade Anhanguera (Uniderp).

Published

2021-03-30

How to Cite

Martins, R. ., & Martins, Érika S. S. . (2021). O MPF e a necessidade de transmissão das memórias dos sobreviventes dos Xetá aos seus descendentes: a preservação do extermínio. Scientific Bulletin of the MPU School for Higher Studies, (55), 497–521. Retrieved from https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/583

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.