• Alex Meira Alves

Palavras-chave:

Danos morais, Direito fundamental., Baixa constitucionalidade, Concausas

Resumo

O presente estudo cuidou de investigar possíveis concausas que suscitam o fenômeno da baixa constitucionalidade, especialmente a do direito fundamental à indenização por danos morais. Os estudiosos que abordam a temática da baixa constitucionalidade, em geral, apontam concausas mais abstratas, sendo necessário, quando se delimita o estudo a um dado direito, que se identifiquem as concausas específicas a fim de orientar os intérpretes da Constituição. Sendo assim, ao catalogar as causas do fenômeno, por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, este artigo chama a atenção dos aplicadores do direito a fim de que adotem uma conduta preventiva, já que, conhecendo-se as causas do fenômeno (teoria do mero aborrecimento ou mero dissabor, o magistrado calejado, a análise das condições econômicas do ofendido, a função exclusivamente compensatória e o conceito restritivo de dano moral), se evitaria o uso de interpretações que fazem a Constituição ser adjetivada de meramente “nominativa”.

Biografia do Autor

Alex Meira Alves

Advogado. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Cláudio Oliveira de Carvalho

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito e Sociedade (GPDS). Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (Unifacs).

Downloads

2021-02-06

Como Citar

Alves, A. M. ., & Carvalho, C. O. de . (2021). As concausas da “baixa constitucionalidade” do direito fundamental à indenização por danos morais. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (51), 11–50. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/518

Edição

Seção

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.