O fordismo/taylorismo, o toyotismo e as implicações na terceirização

• Tadeu Henrique Lopes da Cunha

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Terceirização, Toyotismo, Lutas sociais, Estado de Bem-Estar Social, Taylorismo, Fordismo

Resumo

O presente estudo concerne à gênese da terceirização no mundo fático a partir de variações nos sistemas de produção capitalista, à passagem de um modelo vertical e concentrado, aqui representado pelo fordismo/taylorismo, para uma forma de produção mais flexível e horizontal, o denominado toyotismo. Esse modelo japonês de produção trouxe grandes implicações no mundo do trabalho, ressaltando-se, neste artigo, a terceirização, que, indubitavelmente, influencia sobremaneira o Direito do Trabalho. A ideia é a de que o jurista, para exercer a tarefa hermenêutica e de aplicação do Direito, deve ter ciência da realidade fática, sobretudo com o conhecimento da origem histórica de situações que serão objeto de aferição jurídica.

Biografia do Autor

Tadeu Henrique Lopes da Cunha

Procurador do Trabalho na Procuradoria do Trabalho no Município de São José do Rio Preto. Professor de Direito Civil e Trabalho da Universidade Paulista. Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

01.07.2016

Como Citar

Cunha, T. H. L. da . (2016). O fordismo/taylorismo, o toyotismo e as implicações na terceirização. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (47), 183–210. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/549

Edição

Seção

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.