Líder: Riezo Silva Almeida (Pós-Doutorado) Início do projeto: 20/10/2025 Previsão término do projeto: 20/10/2027 (24 meses)
Integrantes:
Bárbara Costa Lima – Pesquisadora (Mestrado)
Tiago Miranda de Magalhães – Pesquisador (Mestrado)
Objetivo geral: zelar pelo cumprimento dos princípios ambientais nas práticas do Estado (dimensão jurídica) e aprimorar a gestão sustentável interna no MPU por meio da análise e comparação de iniciativas de logística sustentável e gestão de resíduos, visando à redução do consumo de recursos, à melhoria das práticas institucionais e da capacitação da população em promover a sustentabilidade e a economia circular.
Objetivos específicos:
Identificar o cenário atual da geração de resíduos sólidos do Estado e os benefícios da implementação de práticas eficientes de gerenciamento, destacando a importância da sustentabilidade.
Identificar e classificar as ações sustentáveis nas unidades orçamentárias do MP, seguido do mapeamento dos gastos e contratos relacionados.
Realizar uma análise comparativa dos Planos de Logística Sustentável do MP em relação a outros órgãos.
Elaborar um manual de boas práticas para o uso eficiente de recursos, promovendo a sustentabilidade.
Desenvolver diagnósticos institucionais para identificar áreas com maior necessidade.
Capacitar membros do MP, servidores, terceirizados e a sociedade civil sobre boas práticas de descarte de resíduos e uso responsável de recursos, em parceria com a ESMPU.