Aberta ao público a mostra Todos Somos Um

Com a presença do procurador-geral da República e do diretor-geral da ESMPU, a exposição foi inaugurada para visitação até o dia 12 de outubro. São mais de cem obras de artistas brasileiros contemporâneos, que discutem a discriminação. A entrada é franca.
publicado: 08/09/2008 18h45 última modificação: 31/03/2017 17h22

Está aberta à visitação a mostra Todos Somos Um, resultado de uma parceira entre a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). A exposição reúne mais de cem obras – entre pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalações – sobre a discriminação, suas conseqüências e formas de combatê-la. Aberta ao público e com entrada franca, fica em cartaz até o dia 12 de outubro, na sede da ESMPU. A iniciativa celebra os dez anos da lei de criação da Escola e os vinte anos da Constituição Federal.

A solenidade de abertura ocorreu ontem, 3 de setembro, com a presença do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, da presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Celita Procópio de Carvalho, e do diretor-geral da Escola, Rodrigo Janot. Segundo o procurador-geral, a exposição “bem reflete essa consciência de repúdio às atitudes discriminatórias e faz eco às lutas constantes dos membros do Ministério Público em prevenir e reprimir as condutas de discriminação, sob qualquer pretexto ou forma”. Rodrigo Janot ressaltou que a mostra é um convite à comunidade para que participe do debate sobre o tema. “A ESMPU passa a ser um espaço de reflexão sobre como identificar e combater as condutas discriminatórias e de exclusão em nossa sociedade”.

A exposição partiu do lema “É Criminoso Discriminar” e está dividida em cinco blocos. O primeiro conjunto de obras mostra o processo de construção da identidade individual e seu reflexo na identidade coletiva. O segundo bloco retrata a identidade coletiva de grupos histórica e socialmente marginalizados, com quadros e esculturas que fogem da estética considerada padrão, traduzem o cotidiano de índios, negros, homossexuais, entre outros, e incluem elementos da rua e linguagens urbanas.

Para o terceiro e quarto blocos, foram selecionados trabalhos sobre o preconceito e a principal conseqüência da discriminação: a violência. Os visitantes poderão conferir obras que retratam a violência contra a mulher, o cotidiano de pessoas com deficiência, a exclusão de pobres, de portadores do HIV e o cotidiano de crianças moradoras de rua. No último bloco, os trabalhos celebram a solidariedade, o sincretismo, a miscigenação, mostrando as inúmeras possibilidades de convivência entre pessoas de origens diversas. A curadoria da exposição é de José Luis Hernandes Alfonso, da FAAP.

Haverá visitas guiadas para escolas do ensino fundamental e médio, com monitores selecionados pela FAAP entre estudantes universitários de artes e direito, ligados a grupos historicamente discriminados (pessoas com deficiência e com Síndrome de Down, índios, afrodescendentes etc.). A idéia é que a experiência pessoal dos monitores ajude a enriquecer o debate e torne a visita à exposição ainda mais produtiva.

SERVIÇO:

Mostra Todos Somos Um

Quando: de 4 de setembro a 12 de outubro.

Onde: Escola Superior do Ministério Público da União (L2 Sul, quadra 603/604, lote 23).

Horário de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.

Entrada franca.

Agendamento de visitas guiadas: (61) 3322-4777.