Notícias

Abertas inscrições para treinamento a distância em gestão de riscos nas contratações públicas

A atividade busca aprimorar os trabalhos relacionados a todas as etapas do processo de licitação e gestão contratual, utilizando-se ferramentas de gestão de riscos adaptadas
publicado: 06/03/2018 14h19 última modificação: 06/03/2018 14h19
Ilustração

Ilustração

Servidores do MPU que atuam em áreas relacionadas a licitações e contratos e com conhecimento prévio sobre o tema já podem se inscrever no curso a distância “Gestão de riscos nas contratações públicas”. A atividade busca aprimorar os trabalhos relacionados a todas as etapas do processo de licitação e gestão contratual, utilizando-se ferramentas de gestão de riscos adaptadas. 

O treinamento acontece de 18 de abril a 30 de maio, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Estão sendo oferecidas 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e três para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico. 

 Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 15 de março pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. 

Com 60 horas-aula, o curso prevê a abordagem dos seguintes temas, dentre outros: conceito dos domínios de decisão e análise por meio da Cynefinc Framework; reflexão acerca do alcance dos processos de planejamento e gestão de riscos e outras ferramentas complementares; conceitos e princípios de gestão de riscos, governança e visão sistêmica; processo de aquisição e contratação pública; definição de crise - padrão de formação de crises e aspectos importantes da gestão de crises; definição de risco - gestão de riscos e etapas; gestão de riscos no processo de aquisição e contratação; processo ou projeto de contratação: semelhanças e diferenças entre processos e projetos para efeitos de gestão de riscos; análise da IN 05/2017 e da Portaria MPU nº 78, de 8/agosto/17; ferramentas de identificação de riscos; ferramentas e técnicas para análise qualitativa e quantitativa de risco, avaliação do risco e de resposta aos riscos; e controle e identificação de novos riscos nos processos de aquisição e contratação pública. 

Para participar é preciso trabalhar diretamente com licitações ou contratações e ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Aqueles que obtiverem frequência mínima de 85% receberão certificado. 

Acesse outras informações sobre o curso pelo edital. 

Edital   
Plano de aula

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300