Biblioteca da ESMPU divulga catálogo especial para celebrar Dia Internacional dos Povos Indígenas

Data instituída pela Unesco é comemorada em 9 de agosto. O objetivo é conscientizar sobre a importância da autodeterminação da cultura e da garantia dos direitos da população indígena
publicado: 09/08/2022 13h20 última modificação: 09/08/2022 13h24
Ilustração

A Biblioteca da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) apresenta o sexto catálogo de obras do seu acervo físico e digital para a comunidade acadêmica. Nesta curadoria, celebra-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é conscientizar sobre a importância da autodeterminação da cultura e da garantia dos direitos da população indígena. Conheça a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

O catálogo apresenta três obras do acervo físico e oito do acervo digital da Biblioteca, incluindo imagens das capas e respectivas referências bibliográficas, além da sinopse e da localização física e virtual dos materiais. As publicações foram selecionadas com base em critérios de autoridade e ano de publicação. As informações sobre os autores foram retiradas da plataforma Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e os resumos, extraídos dos sítios das editoras. Acesse o catálogo.

A curadoria contemplou nomes como os dos docentes Beatriz Souza Costa e Assis da Costa Oliveira e dos membros do MPU Carlos Frederico Santos, Ela Wiecko e Gustavo Kenner Alcântara. O catálogo não é exaustivo, ou seja, não inclui todas as publicações sobre a temática constantes do acervo da Biblioteca.

Serviço – A Biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h45. Em razão da pandemia de covid-19, o espaço conta com capacidade restrita. Os principais serviços ofertados atualmente são a biblioteca digital, destinada à comunidade acadêmica; a pesquisa bibliográfica; a elaboração e divulgação do Boletim de Novas Aquisições Bibliográficas (BoB); a aquisição e disponibilização de materiais bibliográficos impressos e digitais, com base nas bibliografias dos cursos ministrados pela Escola e na demanda dos usuários; além da elaboração de fichas catalográficas das obras editadas pela ESMPU. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail nubip@escola.mpu.mp.br.

Acesse o catálogo