Começam tratativas para retomada das atividades no Centro de Apoio de São Paulo

Diretor-geral da ESMPU visitou a PR/SP e reiterou a pretensão de retomar os cursos na unidade
publicado: 26/05/2022 18h47 última modificação: 26/05/2022 18h49
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/PR-SP

Foto: Divulgação/PR-SP

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins, se reuniu, nesta quinta-feira (26/5), com o procurador-chefe da Procuradoria da República em São Paulo (PR/SP), Marcos Angelo Grimone, para tratar da reativação do Centro de Apoio São Paulo (CAP/SP). A Escola tem trabalhado para retomar a descentralização das atividades e atender aos anseios dos integrantes do MPU.

Durante a conversa, o diretor-geral reiterou o desejo de reaver o projeto e retomar a realização das atividades em São Paulo, no espaço anteriormente cedido pela PR/SP e adaptado para o ambiente acadêmico pela ESMPU. “As instalações do CAP/SP são magníficas. Iremos juntos, Escola e PR/SP, dar concretude aos nossos anseios de atender às demandas de capacitação gerais e específicas desta região”, reforçou Martins.

Alcides Martins e o procurador-chefe ainda concordaram com a ideia de a unidade ser um polo de interação com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) e outras escolas de governo, nos âmbitos estadual e federal.

Além do CAP/SP, o diretor-geral já visitou as instalações do CAP Rio de Janeiro (PPR2) e Porto Alegre (PR/RS e PRR4) para retomar os acordos de cooperação que possibilitaram a implantação dessas unidades em 2019. As tratativas entre a Escola e cada órgão serão aprofundadas para adequar os documentos à nova realidade pós-pandemia e, assim, viabilizar a realização de atividades acadêmicas nesses locais. Em junho, serão realizadas visitas aos CAPs de Recife e Belém.

Centros de Apoio – Os Centros de Apoio (CAPs) foram idealizados em oficinas de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Escola, ainda em 2018. O objetivo era levar mais cursos presenciais a membros e servidores de todo o país e racionalizar gastos, evitando deslocamentos para Brasília, onde fica a sede da ESMPU.

Com o arrefecimento da pandemia e uma demanda crescente por mais capacitações, a gestão superior da Escola acredita que os CAPs podem prestar um serviço essencial, pois a descentralização de atividades é extremamente importante à integração e atende a aspirações de todo o MPU.

Matérias relacionadas

26.5.2022 - Reunião debate retomada de centro de apoio da ESMPU em Porto Alegre (RS)

20.5.2022 - ESMPU retoma pelo RJ projeto de descentralizar atividades